Instituto de Metrologia e Tecnologia realiza análise da água em Macaé

Publicado em 16/10/2014 Editoria: Geral

Para garantir o controle da qualidade da água disponibilizada pela Prefeitura, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) realiza coleta e análise do material que abastece as caixas d’águas nas comunidades, escolas e unidades de saúde. Na última terça-feira (14), o serviço aconteceu no bairro Lagomar. A ação segue determinação da portaria do Ministério de Saúde, 2914 /2011, em que são feitas as análises dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos. O resultado do exame é divulgado posteriormente.

O IMMT é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, Luiz Carlos da Silva Castro, este programa tem como objetivo dar maior segurança à população.

- A proposta é acompanhar e verificar a qualidade da água para consumo humano no município -, disse.

Ele também explica que são analisados alguns parâmetros físicos (aspecto e odor, cor aparente, turbidez, pH, dureza total, condutividade); químicos (quantidade de cloretos, nitritos, cianetos, fluoretos, amônia e outros) compostos químicos e microbiológicos (determinação de coliformes totais, coliformes fecais, termotolerantes, Escherichia coli).

- Os testes devem estar dentro dos limites tolerados pela portaria para garantir a qualidade -, detalha.

A equipe técnica do IMMT é formada por engenheiros, químicos e farmacêuticos.

IMMT

Macaé é o único município de médio porte no Brasil que possui quatro laboratórios acreditados junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial. Oferece serviços de análise de água, calibração e de ensaio de equipamentos de medição. O principal objetivo é atender as crescentes demandas de calibração e ensaios de instrumentos, além de prover soluções para a garantia da qualidade industrial com rapidez e eficiência.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)