Rio das Ostras abre exposição de Luteria

Publicado em 21/08/2014 Editoria: Cultura
A técnica da Luteria, de construção e reparo de instrumentos, é ensinada em oficinas

A técnica da Luteria, de construção e reparo de instrumentos, é ensinada em oficinas

A Fundação Rio das Ostras de Cultura inaugura exposição com instrumentos confeccionados pela Luteria do Município, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro. A mostra ficará aberta ao público até o dia 30 de agosto, com entrada franca.

A luteria é uma oficina direcionada à construção e manutenção de instrumentos de cordas, feitos geralmente em madeira, artesanalmente. Rio das Ostras inovou suas montagens com a criação da “violata”, rabeca confeccionada a base de latas, idealizada pelo luthier Alexandre Marinho, que deu à Fundação o Prêmio Cultura 2014, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Todas as peças apresentadas na exposição são confeccionadas pelo luthier Alexandre Marinho, instrutor da oficina de Luteria. No início deste mês, de 4 a 10, o artista participou do Festival “Andanças”, realizado no Distrito de Portalegre, em Portugal, a convite da organização do evento.

Para o luthier, a experiência irá alavancar a arte da Luteria na cidade. “A Fundação Rio das Ostras de Cultura tem a seu favor o fato de ser a única na região a possuir uma oficina de Luteria e instrutores com muita experiência”, ressaltou Alexandre Marinho.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)