Programa vai monitorar a qualidade dos rios do Estado

Publicado em 14/01/2014 Editoria: Meio Ambiente

Um projeto de monitoramento da qualidade dos principais corpos hídricos, rios, bacias e nascentes do Estado do Rio está sendo desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Educação, Agricultura e Pecuária, com destaque para o programa Rio Rural, e prefeituras.

O primeiro município fluminense a colocar em prática o programa é Trajano de Moraes, na Região Serrana. A iniciativa estimula ações de preservação ambiental e prevenção à saúde, com a participação efetiva de estudantes da rede pública e de agricultores familiares.

Em todo o estado, 25 pontos serão analisados, sendo 16 de responsabilidade das unidades de ensino e outros nove a cargo de produtores rurais. De acordo com a assessora técnica do Rio Rural, Rita de Almeida, o objetivo é criar ações de responsabilidade social para estabelecer ajustes na relação entre o homem e a natureza.

"É um processo participativo, que utiliza ferramentas simples e baratas para a obtenção dos dados, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida", disse Rita.

Os estudantes de Trajano de Moraes vão coletar amostras da água da chuva e do Rio Macabu em 11 pontos distintos do município.

VF
 

› FONTE: Macať News (www.macaenews.com.br)