Música para Bebês beneficia crianças de creches em Rio das Ostras

Publicado em 11/08/2014 Editoria: Cotidiano
Maurício Rocha

Maurício Rocha

Iniciado em caráter experimental em março deste ano, o Projeto Música para Bebês, da Prefeitura de Rio das Ostras, deu tão certo que vai se estender a todas as creches municipais em 2015. O lançamento oficial aconteceu na quinta-feira, 7, na Creche Tia Didi, no Âncora, com a presença do prefeito Sabino e da secretária de Educação, Andrea Machado.

Atualmente, cerca de 170 crianças de 6 meses a 3 anos matriculadas nas creches Dona Cota e Tia Didi participam do projeto, que acontece uma vez por semana. “A música auxilia a percepção, desenvolve diversas habilidades e ajuda as crianças a se reconhecer através dos sons”, explicou Cláudia Veras, que está à frente da Divisão de Música – Projeto Leripe, da Secretaria de Educação.

“A Prefeitura tem investido na arte consciente de sua importância para a realização das pessoas. A música, de modo especial, tem um papel importante para as crianças por levar mensagens e estimular o aprendizado”, disse Sabino durante a cerimônia, que contou com a presença de pais e responsáveis.

Segundo a secretária Andrea Machado, o projeto de educação musical tem inspiração em ações desenvolvidas na Finlândia, país que é referência mundial no ensino de qualidade. “Contamos com todo o apoio da Administração Municipal para desenvolver projetos e hoje temos iniciativas na área musical, como bandas, grupos de flautas e de percussão, além de escolinhas de esporte no contraturno”, destacou.

APROVAÇÃO – Ex-aluna Rede Municipal de Ensino, Manuela Peçanha, de 25 anos, ainda lembra dos benefícios da educação musical em sua vida. “Não imaginava que tinha talento, mas decidi aproveitar a oportunidade de participar do coral Vozes do Leripe quando estudava na escola Acerbal Malheiros. Hoje toco teclado e canto na minha Igreja”, contou a mãe de Anthony, de 2 anos e quatro meses, que está na creche Tia Didi.

Manuela comemora o fato de seu filho poder começar o seu aprendizado ainda mais cedo. “Anthony gosta muito de percussão e já está tocando pandeirinho. A música me ajudou a ter mais disciplina e tenho certeza que vai ser muito importante também para ele”, afirmou.

PROJETO – Iniciado em caráter experimental na Creche Municipal Dona Cota, em Nova Esperança, no mês de março, o Música para Bebês chegou à Creche Municipal Tia Didi no segundo semestre. As aulas acontecem uma vez por mês e são divididas em diferentes momentos: acolhimento, cantigas gestuais, contação de história, canção com movimentos locomotores, percussão corporal e instrumental, apreciação musical e relaxamento.

As aulas são conduzidas por uma professora especialista em Música, Aline Hottz. Segundo Helen Rose de Castro, diretora da creche Dona Cota, o projeto tem alcançado excelentes resultados. “Sempre trabalhamos com música, mas faltava a técnica. Tenho observado mudanças no comportamento e no desenvolvimento das nossas crianças”, concluiu Helen.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)