Rede municipal investe em formação para Educação Infantil

Publicado em 05/08/2014 Editoria: Educação

Elaborar e desenvolver projetos e atividades que integram conhecimentos nas áreas de Linguagens por meio do mecanismo de Educação a Distância (EAD). Este é o objetivo do curso “Entrelaçando Linguagens”, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 15. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição na unidade municipal em que atuam ou no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação.

Direcionada aos professores e auxiliares de serviços escolares da Educação Infantil, a programação, que vai acontecer entre os dias 21 de agosto e 12 de dezembro, terá apenas um encontro no laboratório do NTM, em que a presença será obrigatória. Ao todo são oferecidas 60 vagas para o curso de 40 horas.

Outros objetivos do curso são desenvolver competências que permitam ao educador articular as múltiplas linguagens no espaço escolar e reforçar a atuação dos participantes como agentes de mudanças educacionais. De acordo com a subsecretária de Educação Infantil, Cristina Burle, são ministradas atividades que enfocam a elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades que integram conhecimentos nas áreas de Linguagens por meio da Educação a Distância.

- Todo conteúdo foi produzido pela equipe da Subsecretaria Infantil. Conseguimos colocar em prática o curso de formação continuada à distância, que destaca as mesmas proposições e reflexões que são ministradas no módulo presencial.  Apesar dos módulos serem apresentados separados, a rede municipal socializa de forma ampla a linguagem da educação integral -, destaca.

Já o coordenador do NTM, Alex Bogado, apontou as vantagens do curso, que continuará neste segundo semestre ministrado à distância. “A plataforma estabelece um plano diário, de acordo com o tempo disponível do participante, que será direcionado à leitura dos textos, realização das atividades e integração no fórum. Além disso, o curso vai possibilitar a verificação das atividades e pesquisa sobre o que está sendo estudado em prol da ampliação dos conhecimentos”, diz. Leitor Infantil

A programação do curso de “Leitor Infantil” terminou, na sexta-feira (1º), com cerca de 50 participantes. Foi enfatizada a temática “Letramento Infantil”. “Aprendi novas técnicas e vivências para atuar na sala aula. Com certeza, após fazer parte deste curso, minha rotina na escola será diferente”, contou a professora Maria Fernanda Cardoso.

O segundo módulo será reiniciado dia 19, com oito encontros presenciais. A previsão é que o módulo seja realizado nos turnos da manhã (8h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30). Para Cristina Burle, os cursos de formação continuada retratam a aposta do segmento em oferecer capacitação presencial. Os módulos quinzenais são promovidos durante o horário livre do professor. 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)