Projetos esportivos ganharam destaque em 2013

Publicado em 16/12/2013 Editoria: Esporte

Com mais de 350 polos por todo o estado, Esporte RJ atende a mais de 30 mil alunos

Levar qualidade de vida e atividades esportivas a jovens, idosos e portadores de necessidades especiais em todo o estado. Este foi um dos objetivos do trabalho realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer em 2013. Com mais de 350 polos espalhados por todo o território fluminense, o programa Esporte RJ, criado há cerca de dois meses, já atende a mais de 30 mil alunos, a partir de 7 anos, sem limite de idade. O projeto prevê a instalação de mil núcleos em todo o estado, beneficiando cerca de 300 mil pessoas, além da implantação de 50 núcleos para atletas de alto rendimento.

- A atividade esportiva muda vidas e transforma jovens em cidadãos. Além de ser uma forma de manter e melhorar a saúde, é capaz de trazer alegria, aliviar a ansiedade e ensinar valores fundamentais como respeito e perseverança – disse o secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni.
Uma das mais de 80 pessoas que praticam atividades esportivas no núcleo do Tauá, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, Guilhermina Ferreira, de 71 anos, notou o aumento da qualidade de vida.
- Sentia muitas dores na coluna ao levantar e minha pressão era controlada por remédios. Ficava muito difícil sair de casa neste estado. Hoje, não sinto mais dores, me sinto ótima e feliz – afirmou dona Guilhermina.

Copa Zico 10
Outro destaque da secretaria em 2013 foi o projeto Copa Zico 10, um dos maiores campeonatos de futebol realizados entre comunidades no país. Viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a Copa, vinculada à Escola Zico 10, mobilizou mais de 2 mil crianças, em 128 times, de 32 comunidades do Rio. Ao todo, foram apitadas 250 partidas, divididas em quatro categorias. Além dos jogos, a Zico 10 também ofereceu aos moradores das comunidades oficinas profissionalizantes de Locução Esportiva, Arbitragem, Técnico de Futebol e Preparação Física.

Cerca de 18 jovens fizeram de sua participação no projeto um passaporte para conhecer o mundo. No início do mês, uma seleção com os melhores jogadores da categoria Sub-17 viajou para o Catar e a Austrália, para competir em campeonatos internacionais nas cidades de Doha e Melbourne.

O goleiro Erik Leite, de 17 anos, morador da comunidade dos Prazeres, em Santa Teresa, integrou o grupo dos que andaram de avião pela primeira vez.

- Levei meu terço na mala. Foi muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo. Conheci o Zico pessoalmente. Nunca imaginei que isto pudesse acontecer comigo. Estou muito animado – disse Erik, que jogou a Copa Zico 10 pelo time dos Prazeres e, desde os 7 anos, pratica futebol.

Reabertura do Parque Aquático Júlio de Lamare
Com a retomada do parque aquático pelo Governo do Estado, por meio da Suderj, o Parque Aquático Julio de Lamare, no Maracanã, Zona Norte do Rio, voltou a funcionar no início de novembro, pronto para receber cerca de 9 mil alunos, em turmas de hidroginástica e natação. O espaço também está sendo usado para treinamento de atletas de alto rendimento das equipes do Brasil de nado sincronizado, saltos ornamentais e natação, visando à disputa dos Jogos Olímpicos de 2016.

› FONTE: Macať News (www.macaenews.com.br)