Estudantes apresentam trabalhos de incentivo ŗ vocaÁ„o profission&8203;al

Publicado em 28/05/2014 Editoria: Geral

Estudantes apresentam trabalhos de incentivo à vocação profissional 

As atividades do projeto Trabalhador do Futuro, elaboradas por 650 alunos da rede municipal, serão apresentadas na praça Veríssimo de Mello, nesta sexta-feira (30). A intenção é destacar para os visitantes, alunos, pais e responsáveis as ações  que foram desenvolvidas durante o mês de maio com a finalidade de abrir portas para o mundo do trabalho e incentivar a vocação profissional.

Para o projeto foram mobilizados estudantes do 9º ano de escolaridade da rede municipal de ensino. Estão envolvidos na iniciativa alunos dos colégios Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Engenho da Praia, Samuel Brust, Olga Benário e  Botafogo. Eles participaram de pesquisas específicas, que serão apresentadas na praça. No local serão montados oito estandes com trabalhos como fotos, vídeos, entrevistas, cartazes, maquetes, uniforme da profissão, gráficos e objetos do uso do profissional conhecido pelos estudantes durante a atividade.

Ainda na praça, haverá apresentação artística e esportiva de balé, judô, basquete e artes marciais. Será montado ainda outro estande, da Central de Atendimento aos Jovens da secretaria de Trabalho e Renda, que vai destacar os programas Jovem Aprendiz e Estágio.

Idealizado pela secretaria de Trabalho e Renda, o projeto, que conta com a parceria da secretaria de Educação, terá trabalhos de pesquisa elaborados após a participação em palestras específicas e visitas guiadas a empresas e setores municipais.

Para a realização do projeto também foram ministradas palestras dirigidas em locais como Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), e empresas offshore da rede hoteleira do município.
O projeto também promoveu visitas locais em pontos como Hospital Público de Macaé (HPM) e laboratório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária. Na lista de visitas também estão empresas como Construtora MRV, Petrobras, Senai e Hotel Mercure.

- A intenção  é levar aos estudantes momentos de reflexão sobre as vocações. Para isso, o projeto envolveu alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e prestes a ingressar no Ensino Médio -, disse o  secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes.

A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, enalteceu a iniciativa. “Esta é mais uma chance para os estudantes conhecerem o mercado de trabalho de maneira diversificada. Assim, menos dúvidas eles terão diante da escolha da profissão ”, finalizou.

› FONTE: Macať News (www.macaenews.com.br)