Campanha de Vacinação contra gripe termina nesta sexta

Publicado em 09/07/2020 Editoria: Saúde

Após ser prorrogada por mais dez dias em Macaé, a campanha nacional de vacinação contra a gripe terminará nesta sexta-feira (10). O público-alvo é formado por crianças (seis meses a menores de seis anos); gestantes; professores; puérperas; pessoas com deficiência; pessoas entre 55 e 59 anos; idosos; profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Aqueles que ainda não se imunizaram podem se dirigir à Casa da Vacina, sendo que o atendimento infantil é feito às segundas, terças e sextas, e adulto, às quartas e quintas, com distribuição de 100 senhas por dia, a partir das 8h. Quem preferir, pode procurar a Sala de Vacina do Pronto Socorro do Aeroporto, com atendimento infantil às terças e quartas, e adulto, às quintas e sextas, de 8h às 17h.

Quem estiver cadastrado nas Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) também pode procurar o local, levando em consideração que cada posto possui dias e horários específicos para a vacinação. Confira a listagem AQUI: http://macae.rj.gov.br/midia/uploads/HOR%C3%81RIO%20VACINA%20GRIPE%20POR%20UNIDADE(1).pdf .

Campanha – Em Macaé, cerca de 68 mil pessoas já receberam as doses da vacina que protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, segundo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde divulgou que a campanha já alcançou mais de 88% do público-alvo em todo o país. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, nesse período de prorrogação, os 92 municípios fluminenses contaram com mais de 1,5 milhão de doses para aplicação nos postos municipais.

Apesar de não ter eficácia contra o novo coronavírus, a imunização pode ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, além de ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

› FONTE: Secom Macaé