Lagomar ganhará este ano três novas escolas

Publicado em 07/01/2020 Editoria: Educação
No Lagomar, a nova escola de Educação Infantil terá, ainda, salas multifuncional, de informática e de leitura, e a de Ensino Fundamental

No Lagomar, a nova escola de Educação Infantil terá, ainda, salas multifuncional, de informática e de leitura, e a de Ensino Fundamental

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, entrou o ano de 2020 oferecendo à população mais duas novas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que estão sendo construídas, com recursos do município, no bairro Lagomar, com um total de 32 novas salas de aula. A terceira, de Ensino Fundamental (segundo segmento) e Ensino Médio, tem parceria com o Estado e terá mais 20 salas de aula e três de artes e laboratórios, com base na Lei nº 4.670/2019 que estabelece o Termo de Cooperação entre o município e o Estado.

Pela lei, publicada no dia 27 de dezembro último, o município está autorizado a compartilhar o espaço do Colégio Estadual Carlos Walter Marinho, que está sendo construído no Lagomar, conforme o TC. A lei foi deliberada pela Câmara Municipal de Macaé (CMM) e sancionada pelo prefeito Dr. Aluizio.

“O Lagomar é a nossa prioridade porque é uma das áreas mais populosas do município e com milhares de alunos”, disse o secretário de Educação, Guto Garcia. Além disso, a Prefeitura de Macaé investiu na ampliação de três salas com seis novas turmas na Escola Paulo Freire e duas na Olga Benário, possibilitando que alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, moradores do Lagomar e do Barreto, continuem seus estudos nas próprias unidades, o que significa mais de 300 alunos atendidos no próprio bairro, um dos objetivos da Secretaria de Educação.

Os números mostram que há necessidade da construção dessas escolas. Até sexta-feira (3), foram realizadas 5.070 pré-matrículas na rede que atende crianças de 2 anos, no Maternal, Ensino Fundamental segmentos 1 e 2, e também no Ensino Médio. Para a continuidade de estudos do primeiro ao 6º anos, foram encaminhados 5.500 alunos para outras escolas.

No Lagomar, a nova escola de Educação Infantil terá, ainda, salas multifuncional, de informática e de leitura, e a de Ensino Fundamental terá cinco laboratórios para as aulas práticas nas diversas disciplinas.

Outra escola de Educação Infantil está sendo construída no bairro Ajuda.  Mais três, sendo uma de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental, no Bosque Azul , localizado à Avenida Grande Otelo, e uma infantil na Barra de Macaé, Rua do Sase, esquina com Rua Aladino Carneiro, estão em processo de licitação para início das obras ainda este ano. No total, a Secretaria de Educação ampliará para 68 o número de salas de aula neste primeiro semestre podendo chegar ao fim do ano com a oferta de mais 42 salas de aula, totalizando mais 115 salas de aula na rede. O bairro ao lado do Lagomar, Barreto, também ganhou uma escola recentemente, em dezembro.

No Lagomar, as escolas do município estão sendo construídas na Avenida Dr. Álvaro da Paixão Júnior (antiga W 26) e na Travessa 11, e o espaço compartilhado com o Estado fica à Avenida W 18. Na Ajuda, a nova escola fica na Estrada do Incra; no Barreto, no Loteamento Franco Plaza, no Jardim Franco.

“Nosso compromisso é com os alunos, por isto, a Educação prioriza a ampliação do atendimento, principalmente, para que os alunos estudem no local em que moram ou próximo. A rede pública municipal de Ensino de Macaé é referência na região em termos de estrutura, ensino e na valorização de pessoal, com professores capacitados e recebendo salários acima da média. Trabalhamos por nossos alunos para que o futuro deles seja o melhor por meio da Educação de qualidade que oferecemos”, disse o secretário Guto Garcia. Segundo ele, a previsão é de que as novas escolas estejam prontas ainda neste primeiro semestre. 

› FONTE: Secom Macaé