Importância da instalação de barreiras ecológicas em rios será debatida

Publicado em 03/10/2019 Editoria: Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discute nesta manhã a importância da instalação de barreiras ecológicas em rios. O debate atende a requerimento do presidente do colegiado, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

A Ecobarreira foi desenvolvida pelo presidente do Instituto Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior, e visa realizar a coleta de resíduos sólidos que descem do Arroio Diluvio, córrego de Porto Alegre (RS), para evitar que resíduos sejam despejados no rio Guaíba. Além de reter o lixo, a Ecobarreira possui plantas que, através do seu sistema radicular (raízes), acaba colaborando com a filtragem da água.

"Nas últimas décadas, o Brasil vem descuidando da qualidade da água de seus rios. E esse problema é em decorrência do crescimento das cidades sem planejamento urbano adequado, o que acaba acarretando o despejo de grande quantidade de lixo, esgotos urbanos domésticos e resíduos industriais nocivos à saúde nos rios", afirma.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros, o diretor de TI e Produtos na Safeweb Segurança da Informação Ltda, Luiz Carlos Zancanella Junior; o professor de Resíduos Sólidos e Sistema de Água e Esgoto na UFRGS, Gino Roberto Gehling; e o ativista ambiental, Diego Saldanha.

› FONTE: Agência Câmara