Cultura: segundo semestre ganha nova agenda

Publicado em 20/08/2019 Editoria: Cultura

Devido ao aumento do número de projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, o órgão municipal lança nova agenda neste segundo semestre. O semanal ‘Quintas no Museu’, de variedades culturais, gastronomia e artesanato, será quinzenal e com início às 17h, a partir desta quinta-feira (22), com show da Escola de Dança Jaime Aroxa Macaé. Já o mensal ‘Curta no Museu’, da vertente do audiovisual, na quarta-feira, às 19h, passará para a segunda semana do mês.

Já o projeto ‘Café Literário’ permanece na última quarta-feira do mês, às 19h, com sarau de poesias, conversas com autores e exposição de trabalhos literários. Na quarta-feira (28), o convidado é o jornalista e poeta Álvaro Marcos Telles, do projeto Poemisa.

Foram inseridos na programação o trimestral ‘Arte no Museu’, direcionado às imagens artísticas, as aulas de capoeira (às terças e sextas-feiras) e também o ‘Natal no Museu/Desfile&39; (dezembro).
O ‘Primavera dos Museus&39; (setembro) permanece na agenda. Fora isso, o Solar dos Mellos continua a oferecer os projetos ‘Visita Guiada’ e ainda o ‘Lugares de Memória’, agora também aos sábados e com roteiro turístico e cultural ampliado.

Espaço Cultural

O Solar dos Mellos já está sendo reconhecido como espaço cultural da cidade e, a cada dia, recebe mais público. No último evento, o ‘Curta no Museu’, produzido por Hélder Santana, mesmo com chuva e vento que impossibilitaram exibições na área externa, o auditório Presidente Washington Luís esteve lotado por fotógrafos, produtores de audiovisual, jornalistas, professores e estudantes.

"Tecnicamente tivemos uma pequena mostra de trabalhos realizados em função também de divulgar o resultado de algumas oficinas ministradas em Macaé. Resolvi organizar oficinas regionais de cinema para que os jovens comecem a ocupar os seus espaços. Estou morando em Macaé e preparando novas oficinas. Toda a minha memória está aqui, os meus livros de cinema, arquivos da minha trajetória, tudo catalogado pela minha mulher, Cristina Miranda", disse o convidado da noite, Phydias Barbosa.

Todas as atividades realizadas no Solar dos Mellos são gratuitas. Outras informações sobre os projetos que acontecem no museu e também sobre a matrícula nas aulas de capoeira podem ser obtidas pelo número 2759-5049. O Solar está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade.

› FONTE: Secom Macať