Volta às aulas será dia 31

Publicado em 26/07/2019 Editoria: Educação

O recesso na rede municipal de ensino encerra na segunda-feira (29), data do desfile de 206 anos de fundação da vila de Macaé, na Imbetiba. Em virtude da realização de reuniões pedagógicas de abertura do segundo semestre na terça-feira (30), a volta às aulas será na quarta-feira (31). Cerca de 40 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio estão sendo esperados nas escolas municipais.

O retorno das atividades também será no Pré Vestibular Social e as unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro. O  terceiro bimestre letivo começa na quarta-feira (31) e segue até dia 30 de setembro. Já o último, o  quarto bimestre encerra no dia 20 de dezembro.

Escolas  que receberam a vacinação contra a meningite B no período do recesso das demais, retornarão , descontando os dias da vacinação, ou seja ampliando os dias de férias ,de acordo com o funcionamento das unidades exclusivo para a imunização.

Reunião pedagógica

Durante os encontros da terça-feira (30), cada escola seguirá  uma pauta  específica  de acordo com o projeto político pedagógico (PPP). Na oportunidade, haverá análise e discussão  coletiva sobre o projeto. Também podem acontecer atualização do PPP e planejamento do que  será executado no decorrer do segundo semestre. A indicação da Secretaria de Educação é que o  documento seja renovado a cada dois anos.

Para as escolas que atendem estudantes do 1º ao 9º ano, a Superintendência de Ensino Fundamental solicitou o debate sobre o tema "Bullying" junto aos profissionais de ensino. Para o estudo, foi encaminhada a Lei 13.185/2015. A ocasião também deve contar com apresentações de vídeos do Canal "Senado Federal", quanto ao projeto que define os oito tipos de bullying, que devem ser evitados no espaço escolar.

Calendário

O calendário letivo está diversificado com eventos e atividades que serão ministradas nas escolas da área central, bairros e região serrana. Em agosto, será comemorado o Dia do Estudante, no dia 9, e haverá os Jogos Estudantis das Escolas Municipais, de 26 a 31. Também vai acontecer o Jeem-Atletismo no dia 28 de agosto, no Forte Marechal Hermes.

Para o mês de setembro estão previstas a Prova Macaé (3 e 4), Feira de Ciências nas escolas (9 e 10), Ama (12 e 13), e Semana de Educação Inclusiva, de 16 a 20. Em outubro, estão marcados a Semana da Criança, de 1 a 4, Programação das Crianças nas escolas (7 a 11) e Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), no dia 10.

No mês de novembro haverá mostras culturais Nossas Raízes- que junto aos alunos da Educação Infantil, será no dia 26 e com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, no dia 27. Também será aplicada a Ama, entre os  dias 28 e 29.

Conforme a portaria nº 001/2019 da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica (Semaeb), o calendário escolar, se necessário, poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e  atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.

› FONTE: Secom Macaé