Colégio Ancyra e Faculdade Salesiana promovem cursos de Rádio e Libras

Publicado em 16/07/2019 Editoria: Educação
O Colégio Ancyra firmou parceria porque já desenvolve com os alunos ações de comunicação como rádio escolar

O Colégio Ancyra firmou parceria porque já desenvolve com os alunos ações de comunicação como rádio escolar

A parceria do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, da rede pública de Macaé, por meio de convênio de cooperação técnica com a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), já começa a realizar sonhos de alunos, professores e da comunidade. A Oficina de Produção de Rádio para Iniciantes, iniciada em maio, foi encerrada, na semana passada, com visita guiada a uma rádio local. O Ancyra está localizado no bairro Miramar, onde também é a sede da faculdade, e, o próximo passo desta parceria é o colégio realizar o seu curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na faculdade, estendendo a participação da comunidade no seu programa de Educação Inclusiva, dentro do projeto de extensão da Salesiana.

No curso de rádio, os alunos e professores conheceram, de perto, como funciona a rotina de uma rádio local visando colocar em prática os conhecimentos de produção e programação. Eles aprenderam sobre o contexto histórico da origem do rádio; termos técnicos e produção de áudio; estúdio; formatação de roteiros; e produção de peças radiofônicas.

"A oficina faz parte do projeto de extensão do curso de Comunicação Social da faculdade e foi elaborada por alunos e professores. O Colégio Ancyra firmou parceria porque já desenvolve com os alunos ações de comunicação como rádio escolar, cerimonial, produção de texto para redes sociais e intercâmbio cultural com cursos online promovidos no exterior", informou o diretor Eder Peçanha.

O curso de rádio foi iniciado no dia 9 de maio, sendo ministrado às quintas-feiras, das 14h às 18h. O termo de cooperação técnica do colégio com a faculdade foi assinado com a vice-diretora acadêmica da Salesiana, Ana Cristina Lousada; o coordenador do Curso de Comunicação Social, Cassiano Simões; e o diretor do Ancyra.

O colégio tem 790 alunos do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também oferece o ensino de Libras. As inscrições para Libras estão abertas no Colégio Ancyra e o curso começa em setembro.

“Sempre buscamos parcerias com instituições, privadas e públicas. Já temos o nosso programa de Comunicação na escola, com a rádio-escola, que é uma das demandas; os cerimonialistas, que são alunos preparados para administrar eventos e equipamentos de áudio e vídeo da própria escola; e a Comunicação Escolar que trabalha a redação da cobertura de eventos e comunicados para a população em quadros de avisos e também nas redes sociais. Então, procuramos a Faculdade Salesiana, que tem o curso de Comunicação, com laboratórios diversos, entre eles, uma rádio e colocou à nossa disposição para o curso. Os alunos conheceram o funcionamento de uma rádio e o curso diversificou o conhecimento para ampliarmos a nossa rádio-escola”, destacou o diretor do Ancyra.

Segundo ele, fizeram o curso, além de alunos, alguns professores de tecnologias do Laboratório de Informática, de Português e de Libras. “Foi muito importante porque abrangeu bastante o que a escola já oferece e uma ideia é passar esse conteúdo para o público de Libras também”.

Ancyra é polo da Educação Inclusiva

O Ancyra é polo de alunos com deficiência auditiva ou surdez com sala de Recursos Multimídias para o atendimento aos estudantes do 6º ao 9º nos. Neste espaço, eles participam de atividades pedagógicas de apoio às disciplinas ministradas em sala de aula, com ênfase a Português e Matemática, além de jogos e exibição de vídeos com destaque para a percepção.

Também há aulas de Robótica e o projeto “Produzindo Autonomia”, que conscientiza os alunos para a reciclagem do material recebido pela população para fabricar sabão em barra, líquido e pastoso, além de essências, velas decorativas e artesanato. Há ainda a produção da horta escolar, aulas de futsal e jiu-jitsu. As aulas de Educação Física Inclusiva são realizadas todas as quintas-feiras, com suporte de alunos-monitores.

› FONTE: Secom Macaé