Deputado federal Christino Áureo se reúne com representantes do setor de Óleo e Gás

Publicado em 20/05/2019 Editoria: Geral
No evento foram discutidas as principais ações para a retomada definitiva do setor

No evento foram discutidas as principais ações para a retomada definitiva do setor

O deputado federal Christino Áureo se reuniu nesta segunda-feira (20) com diretores da ABESPetro (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo) e representantes das empresas do setor. O encontro foi no Centro do Rio de Janeiro, onde foram discutidos temas importantes para a retomada dos investimentos, além de apresentar a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (FREPER), que será lançada nesta quarta-feira (22) no salão nobre da Câmara dos Deputados em Brasília.

Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis

Durante o encontro, Christino Áureo disse que teve muitas oportunidades de conversar e discutir assuntos importantes para o setor de Óleo e Gás, mas sempre em assuntos emergenciais, agora ele acredita que há a necessidade de construir uma pauta contínua de assuntos ligados a cadeia produtiva do petróleo. Para isso vai ser lançada esta semana a FREPER.

- Nós precisamos discutir porque um segmento tão significativo para o Brasil, tão representativo para a perspectiva da retomada real da economia, como é este segmento está tão sub-representado dentro da Câmara e do Senado. Por isso nós estamos criando a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis, a fim de discutir um modelo de transição do petróleo para energias renováveis, modelo esse discutido em todo mundo.

Christino disse também que a criação da FREPER vai dar mais visibilidade para as necessidades do setor, e pra isso conta com a participação da sociedade civil organizada.

- A exemplo de outras áreas da economia, nós temos que criar um enraizamento, uma legitimidade no Congresso de maneira mais perene, para que os deputados e senadores possam perceber a importância do setor, e o primeiro elo desse trabalho é a ABESPetro, que tem condição de dar essa capilaridade aos temas. São empresas que são capazes de sensibilizar muito mais as pautas do Congresso Nacional.

Lei do Gás

Outro tema discutido no encontro foi a nova Lei do Gás. O Projeto de Lei está parado na Câmara. Para Cláudio Makarovsky, diretor da ABESPetro, precisa ser retomado para que o estado do Rio de Janeiro não perca uma oportunidade de se tornar um grande exportador de energia elétrica.

- Nós estamos em um momento bastante crítico de tomada de decisão em relação à nova Lei do Gás.  Destravando o gás natural do Brasil  ele passa a ser o destino de transição para a gente reduzir o consumo de carbono e partir para o renovável. Um dos grandes consumidores de gás natural hoje é o próprio estado do rio de janeiro, mais pra frente o estado pode se tornar um grande exportador de energia. É uma oportunidade.

O deputado federal Christino Áureo lembrou que recentemente assumiu a presidência da Subcomissão de Óleo e Gás da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, e que o primeiro passo da Subcomissão é destravar o PL da nova Lei do Gás.

- Hoje nós ocupamos a presidência da Subcomissão de Óleo e Gás da Comissão de Minas e Energia, e com isso a gente conseguiu acelerar e convocar a primeira Audiência Pública do PL do Gás. É a primeira audiência relevante do setor que será na próxima quarta-feira (22). É uma oportunidade de a gente retomar a questão do gás com toda a força que ela merece. Concluiu Christino Áureo.

› FONTE: Ascom