Prefeitura de Macaé segue com recuperação do Ginásio Municipal

Publicado em 14/05/2019 Editoria: Geral
Todo o planejamento da obra segue os estudos técnicos realizados para a elaboração do projeto de reforma,

Todo o planejamento da obra segue os estudos técnicos realizados para a elaboração do projeto de reforma,

Iniciada em novembro com a limpeza do local e os estudos de projeto e cálculos, a reforma do Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt  segue dentro do cronograma previsto pela Secretaria Adjunta de Obras. Homens trabalham na parte interna e externa para a recuperação do espaço. Todo o planejamento da obra segue os estudos técnicos realizados para a elaboração do projeto de reforma, que verificou a integridade estrutural do prédio possibilitando sua recuperação.

"A integridade da edificação está preservada e a empresa responsável pela obra está seguindo todo o projeto. A cobertura metálica apresentou 5% de corrosão, com a possibilidade de recuperação sem maiores danos", explica o secretário Adjunto de Obras, Marcelo Mussi.  

Na primeira etapa, os trabalhos se concentraram na limpeza do local, desmontagem das estruturas que apresentavam corrosão e retirada de entulhos. As áreas laterais externas, afetadas pela incidência do vento Sul que traz a maresia e provoca a corrosão, estão sendo trocadas e recuperadas. A estrutura metálica espacial (de cobertura), com 5% avariado, será totalmente substituída e recuperada.

"O restante do espaço foi analisado por meio de programas mais modernos disponíveis no mercado e que nos assegurou a integridade total da estrutura espacial", completa o secretário.

A remoção de todo o revestimento externo também será executado para a substituição por material de fechamento não corrosivo. O revestimento exterior do ginásio já recebe intervenções, pinturas e reforços nos guarda corpos, onde está em fase final a aplicação de proteção mecânica de "primer" antioxidante. O tratamento mecânico de toda a estrutura do ginásio consiste na lavagem, limpeza e pintura adequada conforme padrão industrial de proteção de estruturas metálicas.

Tanto na parte externa como interna do espaço, os trabalhadores utilizam um veículo de plataforma articulada aérea para facilitar o acesso. Na parte interna, uma plataforma de andaimes móveis é utilizada para facilitar os trabalhos a executados em toda a estrutura aérea. 

O projeto de instalação elétrica está na fase de finalização, a arquitetônica e hidrossanitária em fase de estudos. Já foram executados 10% da obra e a previsão de entrega é para maio de 2020.  

› FONTE: Secom Macaé