Oficina capacita mulheres em arte aliada à tecnologia

Publicado em 29/03/2019 Editoria: Educação

Inovação, tecnologia e sustentabilidade. Assim pode ser definida a oficina Maker Woman, realizada na quarta-feira (27), no Lab Inovar que funciona na Cidade Universitária. A programação, direcionada ao público feminino, aconteceu em homenagem ao Mês da Mulher. Com o tema "Biomética- Mulher- Inovareaprender", a oficina teve como foco a tecnologia voltada para as soluções inspiradas na natureza.

As participantes criaram arte através da técnica inovadora de impressão 3D e cortadora a laser. Elas produziram bijouterias, costura, capa de livros, marcenaria e estampa. Além da oficina, também foi realizado um bate-papo sobre Empreendedorismo.
A gerente de Projetos Vanessa Vilete Pires aprovou o projeto. Ela destaca que é a primeira vez que faz parte de uma oficina ligada à biologia. "Além da tecnologia, tivemos a chance de ter um outro olhar sobre a tecnologia. Esta produção será inesquecível", conta.

Larissa Vitória Ferreira de Oliveira, de 19 anos, é estudante do curso de Enfermagem do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e disse que a oficina foi muito importante para aprender novas técnicas. "Não conhecia as máquinas, e gostei muito de poder criar brincos aliando tecnologia e sustentabilidade", observa.

O momento também foi positivo para troca de experiências. A professora Laureliane Sales, responsável pela robótica no Colégio Municipal Elza Ibraim (Ajuda), pontua o intercâmbio de ideias na oficina. "Esse ano começou muito positivo.  Além de fazer parte da oficina, estamos trabalhando na robótica com construção de peças, desenhos e arduino", destaca.

De acordo com a designer educacional e responsável pelo programa Inovareaprender, Luemy Ávila, este ano começou movimentado. "Já fizemos parte de vários eventos em Macaé e em outras cidades. Realizamos a oficina voltada para mulher, vamos promover o Arduino Day-2019 neste sábado e a Olimpíada Brasileira de Robótica no mês de julho, na sede do Instituto Federal Fluminense", ressalta.

O Lab Inovar funciona de segunda a sexta, na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros. Quem quiser conhecer o espaço pode visitar a partir das 9h.

› FONTE: Secom Macaé