Ação apreende rede de pesca irregular na Lagoa de Imboassica

Publicado em 26/03/2019 Editoria: Meio Ambiente
Ação apreende rede de pesca irregular na Lagoa de Imboassica

Ação apreende rede de pesca irregular na Lagoa de Imboassica

Em ação de fiscalização na Lagoa de Imboassica, em Macaé, na tarde desta segunda-feira (25), a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, a Guarda Ambiental e o Instituto Estadual de Ambiente (Inea) apreenderam rede irregular de pesca, com cem metros de extensão e malha de 30 milímetros, que não é permitida. Além disso, o horário da prática, que ocorreu por volta das 15h, também não é autorizado.

Para pescar na Lagoa de Imboassica, a rede permitida deve ter 42 milímetros de malha e, há, ainda, restrições quanto ao horário, sendo a pesca autorizada apenas das 18h às 5h do dia seguinte.

O material apreendido foi encaminhado à Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. As espécies de peixes, que ainda estavam vivas, foram devolvidas à lagoa. Os donos do material não foram apreendidos, mas receberam orientações. A prática pode gerar multa de R$ 800 a R$ 9.600.

A medida visa evitar o extermínio de espécies de peixes comuns na Lagoa de Imboassica como tainha, tilápia, traíra e outras. 

As denúncias podem ser feitas pelos telefones da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, 2796-1380/2762-4802/2759-2158. 

› FONTE: Secom Macaé