Caminhão com experiências interativas inicia visitação nesta quarta

Publicado em 27/11/2018 Editoria: Educação
A programação segue até sábado (1º) na Cidade Universitária e é promovida pela Fiocruz

A programação segue até sábado (1º) na Cidade Universitária e é promovida pela Fiocruz

Estudantes e curiosos que queiram conhecer cine-ciência, microscópios, bancada de insetos, jogos educativos, atividades sobre o corpo humano e experimentos sobre energia podem visitar a partir desta quarta-feira (28) o programa Museu Itinerante. A programação segue até sábado (1º) na Cidade Universitária e é promovida pela Fiocruz em parceria com o programa Inovareaprender e o campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Está sendo esperada visitação de alunos de escolas municipais de Macaé e de unidades de outras cidades como Rio das Ostras, Carapebus e Conceição de Macabu.

Serão realizadas atividades interativas, científicas e culturais, exposições, oficinas e jogos dentro do projeto Ciência Móvel. Toda a programação é gratuita e será aberta ao público, em especial para estudantes da rede municipal. O público terá acesso ao planetário no hall da Cidade Universitária, que também contará com um corredor de experiências. Já  no bloco C haverá o giroscópio humano, que simula as experiências do astronauta no espaço. O objetivo do projeto é provocar a curiosidade e estimular a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas.

Os temas centrais que serão destacados são: a vida e sua diversidade; a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ser vivo e o ambiente; compreendendo os mais diversos campos do conhecimento: biologia, física, química, astronomia e arte.

Inovareaprender - Em Macaé, o programa Inovareaprender atua na gestão através da tecnologia com o funcionamento de um laboratório público de robótica. O espaço, que funciona na Cidade Universitária, atende pessoas a partir de sete anos. No local, estudantes e profissionais de 11 escolas municipais fazem parte de oficinas. Eles se dividem em estações, que integram 1,5 mil alunos do 4º ano ao Ensino Médio diretamente. O espaço também serve para aprendizagem e treinamentos para torneios.

O local recebe ainda cerca 5 mil alunos, que participam indiretamente de outras atividades com os robôs, além de oferecer oficinas gratuitas.

A robótica de Macaé conta com o apoio dos polos Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das empresas Sesi e Ocyan.

Serviço

Ciência Móvel – FioCruz
Local: Cidade Universitária
Endereço: Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros

Dias/horários:
28 e 29 (quarta e quinta): de 8h30h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
30 (sexta): das 8h30h às 11h30, das 13h30 às 16h30 e das 18h às 20h30.
1º de dezembro (sábado): das 8h às 12h.

› FONTE: Secom Macaé