Formação destaca importância do incentivo à leitura

Publicado em 24/08/2018 Editoria: Cultura

Dando continuidade ao projeto Estante de Histórias, que distribuiu para 20 escolas municipais cerca de dois mil livros, foi realizada nesta sexta-feira (24), formação específica para cerca de 60 profissionais da educação. A nova etapa do projeto no município contou com atividades de mediação de leitura ministrada pela escritora e professora, Marô Barbieri, na Cidade Universitária.

A programação desta sexta-feira contou com dinâmicas e trabalhos voltados para contação de histórias e orientações para trabalhar a leitura. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas com sugestões de atividades  que devem ser utilizadas nas salas de aula junto aos estudantes e como explorar os elementos do texto literário como os assuntos abordados, personagens, além de noções de sequência narrativa e de espaço ficcional. Também foi ministrada a oficina "Valores, Ética e Leitura".

O projeto tem como incentivar a leitura e promover a sua democratização através da doação de acervos para escolas públicas. As diretoras Ângela Cristina Gonçalves, Ligia Neves Ferraz, Daiane Vicente e a orientadora pedagógica Ana Flores elogiaram a iniciativa. "É muito importante participarmos de programações que incentivam e valorizam a leitura. Isso contribuí para o aprendizado e formação dos alunos", destaca Daiane.

Desde o mês de maio, a estante colorida personalizada com temas da literatura infantil está servindo como peça de apoio nas escolas. Além de livros, a estante conta com diferentes adereços para facilitar a contação de histórias em sala de aula e material de apoio para os professores e cartilhas de atividades para alunos. Segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, ressaltou a importância do projeto &39;Estante de Histórias&39;. "Esta é mais uma oportunidade para incentivar a leitura, escrita, capacidade imaginativa e criatividade."

Estante de Histórias - Neste ano, cerca de sete mil livros serão distribuídos através do projeto Estante de Histórias para escolas públicas de 25 cidades do país. Desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais, a iniciativa está beneficiando as escolas do município, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, com o patrocínio da empresa EDF Norte Fluminense. "Agradecemos o apoio da Secretaria de Educação. Já percorremos dez estados e entregamos 200 estantes. Acreditamos que incentivar o hábito de leitura é proporcionar conhecimento e motivar nas gerações futuras a vontade de transformar o mundo", observa, o diretor da VR Projetos, Renato Paixão.

Escolas beneficiadas em Macaé

Colégio Municipal Wolfango Ferreira;

Escola Municipal Lions;

Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco;

Colégio Municipal Aroeira;

Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin;

Colégio Municipal Eraldo Mussi;

Escola Municipal Joffre Frossard;

Escola Municipal Interagir;

Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon;

Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada;

Escola Municipal professora Letícia Peçanha de Aguiar;

Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola;

Colégio Municipal Renato Martins;

Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa dos Santos;

Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo;

Escola Municipal Almir Francisco Lapa;

Colégio Municipal José Calil Filho;

Escola Municipal Onilda Maria da Costa;

Colégio Municipal Balneário Lagomar;

Escola Municipal Paulo Freire.

› FONTE: SECOM Macaé