Restinga da Lagoa de Imboassica tem proteÁ„o reforÁada

Publicado em 11/07/2018 Editoria: Geral

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé realiza diversas ações de preservação no município. Recentemente, a restinga da Lagoa de Imboassica recebeu um trabalho de revitalização, o que aumentou a área de abrigo no entorno - o local é uma Área de Preservação Permanente (APP). A ação visa diminuir o trânsito de pessoas e coibir o tráfego de veículos nas areias (bugres, caminhonetes e motocicletas). Os trabalhos contaram com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos.

Foram implantados bancos no entorno, novo abrigo e isolamento das áreas de vegetação, fundamentais para a linha da costa.

De acordo com informações da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, no espaço existe um ninho de coruja buraqueira, que estava sofrendo com a passagem indevida de veículos, comprometendo não só as aves, como a vida vegetal, que está em processo de recuperação.

As restingas originalmente cobriam quase toda a extensão do litoral fluminense, mas hoje estão entre as fisionomias naturais mais ameaçadas da Mata Atlântica. Ao longo das praias de Macaé, há pontos de fragmentação e descontinuidade. Em alguns trechos encontra-se fisionomicamente descaracterizada pela circulação intensa de pessoas e pela utilização indevida do espaço público.

Por isso a prefeitura fez a proteção da linha da costa e investiu na melhoria da qualidade do espaço paisagístico. Para sugestões ou denúncias, a Secretaria de Ambiente está localizada na avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros. Telefones 2796-1280 e 2796-1380.

 

› FONTE: SECOM Macať