III Festival Gastronômico de Conceição de Macabu acontece neste final de semana

Publicado em 11/07/2018 Editoria: Geral
Entre os dias 13 e 15 de julho, a partir das 19h, a Praça Dr. José Bonifácio Tassara vai se transformar num corredor gastronômico, com música e oficinas

Entre os dias 13 e 15 de julho, a partir das 19h, a Praça Dr. José Bonifácio Tassara vai se transformar num corredor gastronômico, com música e oficinas

Contagem regressiva para o III Festival Gastronômico de Conceição de Macabu. O evento vai acontecer entre os dias 13 e 15 de julho, a partir das 19h, na Praça Dr. José Bonifácio Tassara.  O objetivo é promover eventos de cunho turístico, fomentar o setor e valorizar o comércio local. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, em parceria com empresários do ramo gastronômico da cidade e apoiadores. Será um final de semana com muita música e boa gastronomia.

Oficinas Gastronômicas – Um dos destaques do Festival é a apresentação de Chefs convidados, na Cozinha Show, ambiente preparado, pela loja Decore (parceira do evento), para a realização de oficinas, abertas ao público, dando a oportunidade para as pessoas apreenderem mais sobre a arte de cozinhar.

Na sexta-feira (13), o Chef Ziah, do Espaço Mineiro, de Rio das Ostras, vai apresentar o prato denominado Triângulo Mineiro. Uma polenta recheada com carne louca (surpresa do chef), mussarela e requeijão com catupiry. Popular na Itália - e muito consumido em Minas Gerais com o nome de angu -, o creme feito de fubá de milho é sinônimo de conforto na culinária. O Chef Ziah, Gestor em Alimentos e Bebidas, vem com a proposta de valorizar ingredientes populares, elaborando, de forma criativa, deliciosos pratos.

Uma entusiasta do Festival Gastronômico de Macabu foi convidada para conduzir o segundo dia do evento, na Cozinha Show. A Chef Raquel, que participou do evento em edições passadas, com estande do Restaurante local Empório à Cabana, vai ensinar como preparar um Cuscuz marroquino com Goulash Alemão – uma sêmola de trigo hidratada em caldo de legumes e temperada com damasco, grãos e especiarias, acompanhada por um abraseado de carne de novilha e carne suína, picado em cubos com especiarias.

E para fechar a programação do espaço com chave de ouro, a Personal Chef Joeli, de Macaé, vai apresentar o preparo do Filé Mignon com aligot ao molho de vinho tinto. A Personal Joeli é uma profissional habilitada na área de gastronomia que oferece o serviço de chef de cozinha em domicílio, festas, reuniões, etc.

As apresentações estão previstas para acontecer às 20h e haverá degustação dos pratos (limite para 60 pessoas) para aqueles que estarão assistindo as oficinas.

Programação Musical – Na sexta-feira, o evento vai acontecer ao som de Pop Rock com a banda Projeto Alternativo. No sábado, o festival estará em clima de MPB, com o cantor Kal. E, no último dia, Douglas Fernandes Acústico vai envolver o público no estilo sertanejo. As apresentações vão acontecer a partir das 21h.

Tema desta edição - Nesta terceira edição, o tema escolhido foi “Gastronomia do Mundo”, em alusão à Copa do Mundo. Na oportunidade, cada estande representará um país, ou seja, cada estabelecimento elaborou um prato típico de um determinado país convocado para os jogos, que será comercializado por R$ 18. Imagina, poder viajar no mundo através dessas delícias!

Segue o Menu:

Argentina – Caetano Bar – Picanha Argentina - Picanha Argentina, vinagrete, farofa, arroz e aipim frito.

Japão – Japinha - Japinha Hot - 10  Hots Filadélfia e 4 especialidades.

Brasil – Sassá – Capricho Brasileiro - Picanha no alho e manteiga, arroz, feijão tropeiro com torresmo e aipim frito.

Rússia – Folhas Pizzaria - Folha&39;s a Kiev - Massa de batatas ao molho de tomate e ervas finas, recheada com frango na manteiga de ervas, tomate cereja e mussarela.

Suíça – Ligu - Batata Rösti - Frango desfiado, bacon e catupiry.

México – Salgadoce - Delícias a lá mexicana - Mini salgados fritos e assados ao molho picante.

Espanha – Garagem Gourmet – Bolinho de Frijolada – Bolinho de Feijoada recheado com carne seca e couve, a La Espanã.

Senegal – Restaurante Leiteiro – Sobrepaleta Suína - Sobrepaleta suína ao forno com arroz, couve manteiga, purê de inhame, banana frita e molho campanha.

E para adoçar o festival:

Inglaterra – Mariana Moraes Cupcake - Banoffee - Bolo de banana, com doce de leite com banana e chantilly com café.

Alemanha -  Maria&39;s Brownie - Brownies Recheados - Nutella / Doce de leite / Beijinho / Paçoca / Leite Ninho / Cereja e chocolate (floresta negra) / Tradicionais (sem recheio).

França – Tortas Fatiadas – Chocolate - Ganache de chocolate meio amargo e ganache de chocolate branco com gotinhas de chocolate e baba de moça / Torta de amendoim - Coco orgânico com leite condensado e doce de leite com amendoim e baba de moça / Torta de nozes - Strogonoff de nozes, coco orgânico com leite condensado e baba de moça.

Brasil - Nanda Brigadeiro – Brigadeiros da Nanda - Tradicional / Casadinho / Surpresa de uva / Cajuzinho / Oreo / Paçoca / Ninho com Nutella / Churros / Beijinho / Morango / Palha italiana / Nozes / Avelã.

› FONTE: Ascom