Programa encaminha 7,8 mil litros de óleo vegetal para reciclagem

Publicado em 06/12/2017 Editoria: Geral
12 pontos de entrega voluntária estão espalhados pelo município

12 pontos de entrega voluntária estão espalhados pelo município

O Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado recolheu e encaminhou para reciclagem 7.882 litros do produto de janeiro a outubro de  2017. A secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) realocou alguns coletores no mês de novembro, visando atender a maior parte da população dos bairros que possuem os pontos de entrega voluntária.

Desde o ano em que o programa foi implementado, em 2014, até o mês passado, foram coletados e encaminhados para reciclagem 20.231 litros de óleo vegetal. O óleo vegetal, descartado incorretamente nas pias e ralos, causa danos ao ambiente, contaminando solo, rios, mares e lagoas. Também entope ralos e tubulações de esgoto, aumentando o custo da operação e manutenção da rede.

Segundo a analista ambiental e bióloga, coordenadora do setor de Resíduos Sólidos da Sema, Gabriela Certório, por essas razões se faz necessário disciplinar a destinação e o descarte apropriado, para oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destino do óleo vegetal. "Também devemos orientar a população sobre os danos ao meio ambiente, relacionados ao descarte incorreto deste resíduo", afirma ela.

Em parceria com o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove), a Sema recebe óleo vegetal (em garrafa PET) em 12 pontos de entrega voluntária, espalhados pelo município. Todo material coletado é encaminhado para reciclagem, sendo usado como matéria-prima na produção de sabão, detergente e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel.

Para mais informações ou entrega de grandes quantidades, deve ser feito contato telefônico com a secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. Os  telefones da Sema são os seguintes: (22) 2772-1810 e (22) 2772-3571. "O sucesso do programa depende da participação da população e do engajamento na separação e destinação correta do óleo vegetal nos Pontos de Entrega Voluntária", finaliza a bióloga.

A entrega das garrafas PET contendo óleo vegetal usado ocorrem nos seguintes pontos:

Cavaleiros- em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência;
Sana - Base Operacional da secretaria de Ambiente;
Alto dos Cajueiros - na secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725);
Centro - Colégio Luiz Reid -  será realocado para praça do bairro Visconde de Araújo;
Centro - Mercado de Peixes;
Morada das Garças - Guarita de entrada do bairro;
Barra de Macaé - Macaé Facilita;
Córrego do Ouro - Macaé Facilita;
Lagomar - na Rua W5;
Mirante da Lagoa - entrada principal do Mirante da Lagoa - será realocado para a Praça Principal do Mirante, onde fica a Associação de Moradores do Mirante da Lagoa (Amola);
Aroeira - Restaurante Popular - foi realocado para o Colégio Municipal da Aroeira;
Parque Aeroporto - sede da Associação de Moradores do Parque Aeroporto.

› FONTE: SECOM