Censo Escolar de Macaé ganha reconhecimento no estado

Publicado em 11/11/2017 Editoria: Educação
O preenchimento do censo escolar conta com ação conjunta coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

O preenchimento do censo escolar conta com ação conjunta coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

Referência no Estado do Rio de Janeiro na coleta de dados do censo escolar, a rede municipal está comemorando  o reconhecimento da Coordenação de Estatísticas Educacionais  da Secretaria  Estadual de Educação quanto ao preenchimento dos dados do levantamento deste ano letivo de 2017. O Censo Escolar é feito anualmente.

As informações levantadas constituem a base das políticas de Educação Básica, orientando tanto a repartição dos recursos entre estados e municípios como a implementação de programas pelo Governo Federal. A rede municipal é responsável pelo acompanhamento do censo escolar de 37 escolas privadas com atendimento de Educação Infantil e 110 instituições do sistema municipal, que abrange escolas municipais, Colégio Aplicação (CAp), Escola de Artes Maria  José Guedes e módulos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes).

O levantamento anual de dados estatísticos educacionais detalha a quantidade de matrículas registradas em etapas e modalidades: ensino regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

O preenchimento do censo escolar conta com ação conjunta coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), secretarias estaduais e municipais de Educação e as próprias escolas, responsáveis pelo preenchimento do questionário.

Os resultados obtidos no censo escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono e transferência) escolar dos alunos do Ensino Fundamental e Médio juntamente com outras avaliações do Inep ( Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

De acordo com a responsável pelo censo escolar na rede municipal, Alessandra Mozer, para levantar informações precisas sobre os dados das escolas, supervisores da rede municipal realizam acompanhamento específico junto aos diretores das escolas.

"O objetivo é que a coleta de digitalização e exportação  dos dados seja executada da melhor forma. A boa atuação do município é fruto de muita dedicação e comprometimento. O resultado do trabalho está na parceria entre a  equipe da Supervisão, unidades escolares e o E-Cidade que, inclusive em 2016, iniciou o processo de exportação dos dados para o sistema Educacenso. Temos que agradecer o trabalho  da equipe do  E-Cidade coordenada por Filipe Valadão Almeida e da coordenadora da Supervisão de Ensino, Amanda Alves", destaca Alessandra.

Já o secretário de Educação, Guto Garcia, lembra que o censo escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. "Esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios  essenciais para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino", ressalta.

Ele lembra, ainda, que a adoção do censo escolar serve como parâmetro para as políticas educacionais  e  execução  de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como Merenda Escolar, Livro Didático, Transporte Escolar, Dinheiro na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Dados

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a situação do aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo sistema, que coleta as informações do Censo Escolar e gerencia os dados para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, bem como para a implementação de políticas públicas na área de educação.

› FONTE: SECOM Macaé