Cerca de 30 mil pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela em Macaé

Publicado em 17/03/2017 Editoria: Saúde
De acordo com o prefeito Dr. Aluizio

De acordo com o prefeito Dr. Aluizio "a única forma de prevenção da doença é a vacina. A população pode ficar tranquila, pois há vacina para todos".

Cerca de 30 mil pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela em Macaé. A vacinação acontece em vários postos do município, incluindo a região serrana. No final de semana a ação segue no período de 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Barra e do Lagomar, Prontos Socorros da Imbetiba e do Aeroporto, Hospital Público Municipal (HPM)  e Hospital de Trapiche, na serra. Já no Ginásio do Juquinha a vacinação neste sábado será das 8h às 14h e domingo de 8h às 22h. Não é necessário apresentar documento, mas quem tiver carteira de vacinação, o ideal é levar.

De acordo com o prefeito Dr. Aluizio "a única forma de prevenção da doença é a vacina. A população pode ficar tranquila, pois há vacina para todos".

A estratégia de imunização foi implantada no município na última terça-feira (14), na região serrana, e se expandiu por toda cidade na quarta-feira (15), quando foi confirmado o primeiro caso registrado da doença no Estado do Rio. A ação segue até que toda população seja atendida, exceto os casos contraindicados.

Atenção aos postos de vacinação:

Pronto Socorro do Aeroporto

R. Curunhango, 46 - Parque Aeroporto

24h - 7 dias da semana

Pronto Socorro Imbetiba

R. Américo Peixoto, 310 – Imbetiba

24h - 7 dias da semana

Unidade de Pronto Atendimento da Barra (UPA-Barra)

Avenida Amaral Peixoto S/N° - Barra de Macaé

24h - 7 dias da semana

Unidade de Pronto Atendimento do Lagomar

Avenida José Ferreira Machado S/N° - Lagomar

24h - 7 dias da semana

Hospital Público Municipal – HPM

Rodovia RJ 168 - Km 4, S/N - Virgem Santa

24h - 7 dias da semana

Região Serrana

Todas as unidades de Estratégia Saúde da Família - Sana, Frade, Bicuda, Córrego do Ouro, Glicério.

7h às 17h de segunda a sexta

Hospital Público do Trapiche - 24h

7 dias da semana
Ginásio Juquinha (Tênis Clube)

Rua Pereira de Souza, 117 – Centro

Sábado - 8h às 14h

Domingo - 8h às 22h

Observações:

Não é necessário apresentar documento, mas quem tiver carteira de vacinação, o ideal é levar.

As pessoas que já estavam agendadas na Casa da Vacina permanecem com o atendimento para o dia marcado. Não haverá novos agendamentos.

O Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas não será local de vacinação como informado inicialmente.

Quem não pode tomar a vacina - Para a ação de bloqueio que está sendo implementada pela Secretaria Estadual de Saúde, as contraindicações são para: gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras - quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillan Barrè, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; pacientes portadores de HIV; crianças menores de nove meses de idade, crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra Febre Amarela, neste caso o intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.

› FONTE: SECOM