Patrulha mecanizada da Emater-Rio beneficia produtores de Bom Jardim

Publicado em 03/03/2014 Editoria: Geral

Parceria com Prefeitura e ação conjunta dos programas da Agricultura garantem manutenção das vias

Bom Jardim, na Região Serrana, é mais um município fluminense contemplado com melhorias nas vias de escoamento agropecuário. Através da ação integrada dos programas Rio Rural e Estradas da Produção (ambos da secretaria estadual de Agricultura), mais de 500 quilômetros de vias de 33 localidades rurais receberam intervenção da patrulha mecanizada da Emater-Rio nos últimos 30 meses.

Uma delas é a estrada que liga as localidades Fazenda Velha e Pedra Branca. Com oito quilômetros de extensão, a via une os distritos de São José do Ribeirão e Banquete e também serve de ligação entre a RJ-150 e a RJ-116.Desde janeiro desse ano, os principais serviços executados foram a limpeza e o acabamento da pista, gradagem e escarificação do solo, instalação e manutenção de saídas de águas pluviais e de nascentes, compactação com rolo, aplicação de material de revestimento primário (brita tipo bica corrida), entre outros.

O coordenador da patrulha de Bom Jardim, Marcilon Baldez Roberto, destaca que o revestimento com bica corrida melhora a condição operacional da estrada, tanto para o deslocamento dos moradores, quanto para o transporte da produção.

- Nossas máquinas atenderam as seis microbacias hidrográficas do município. Em algumas situações, foi necessário fazer o alargamento da pista e a retificação de curvas para dar mais segurança aos usuários. Em outras, o investimento foi também na construção de pequenas pontes - explicou.

O pecuarista Maurício Pereira Guimarães, da Fazenda Bela Vista, está satisfeito com a manutenção da estrada Fazenda Velha-Pedra Branca. Ele depende da via para escoar o leite produzido em sua propriedade e para receber ração para a criação de frangos.

- Nunca foi feito um trabalho dessa proporção nas estradas de Bom Jardim. A integração entre os poderes públicos municipal e estadual é importante e o resultado está aí. Excelente! - afirmou.

Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, as ações de infraestrutura executadas pelos escritórios de Engenharia Rural da Emater-Rio vem complementando os trabalhos de recuperação da capacidade produtiva da Serra fluminense por conta da catástrofe climática de 2011.

- A manutenção constante das estradas rurais de Bom Jardim, em parceria com a Prefeitura, garante a continuidade de importantes atividades econômicas do município como a pecuária leiteira, a horticultura e a avicultura - analisou.
Outros investimentos na Serra

Em dezembro do ano passado, o secretário Christino Áureo anunciou obras de drenagem em estradas vicinais dos municípios de Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis. Os trabalhos estão sendo coordenados pelos programas Rio Rural e Estradas da Produção, através de recursos financeiros oriundos do Banco Mundial na ordem de R$ 4 milhões.
Os trabalhos estão beneficiando as estradas Floresta Mendes – Salinas e de Pilões, em Nova Friburgo; Água Quente – Batume e Serra do Vale Alpino, em Teresópolis; e, por fim, a estrada SU-02, com início na localidade de Lagoa, em Sumidouro. As vias foram selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e ao maior volume de escoamento.

› FONTE: Macať News (www.macaenews.com.br)