Rio terá mamógrafo móvel que fará exames em todo o estado

Publicado em 27/12/2013 Editoria: Saúde

A população feminina do Rio de Janeiro ganha nesta sexta-feira (27), um serviço de mamografia móvel que, a partir de janeiro, passa a rodar todo o estado disponibilizando exames digitais de mamografia e ultrassonografia, além de biópsias mamárias, a pacientes do Sistema Único de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu no equipamento R$ 2.397.780.

A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por dois aparelhos de mamografia, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. A previsão é que o projeto beneficie mensalmente cerca de 2 mil mulheres, realizando mais de 1.500 mamografias, 600 estudos ultrassonográficos e 100 procedimentos de biópsias. Segundo a secretaria, o serviço vai permanecer cerca de 15 dias em cada município.

FA
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)