Após lesão, Bolt é convocado pela Jamaica

Publicado em 12/07/2016 Editoria: Olimpíadas 2016

A Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA) anunciou nesta segunda-feira a convocação dos 63 atletas que representarão o país no atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio. Apesar de não ter participado das finais da seletiva nacional, Usain Bolt, como esperando, ganhou vaga nos 100m, nos 200 e no revezamento 4x100m. Ele ganhou as medalhas de ouro distribuídas em todas as três provas tanto em Pequim, em 2008, quanto em Londres, em 2012.

Bolt pediu dispensa da final dos 100 metros da seletiva jamaicana, há 10 dias, por problemas físicos, e deixou o futuro nas mãos da federação. O velocista sofreu uma lesão de grau um na coxa esquerda e fez a requisição de um atestado médico, sendo convocado, tanto nos 100m quanto nos 200m, pela vaga atribuída pela JAAA a partir de critérios técnicos. Os dois primeiros colocados - Yohan Blake e Nickel Ashmeade - tinham vaga assegurada.

Dono de seis medalhas olímpicas de ouro, Bolt tinha o segundo melhor tempo da temporada nos 100 metros quando a competição nacional teve início. Com o bom desempenho dos rivais Justin Gatlin e Trayvon Brommell na seletiva dos Estados Unidos, ele passou a ocupar o quarto lugar do ranking.

Considerando o período classificatório para obtenção de índice olímpico - 1º de maio de 2015 a 11 de julho de 2016 -, Bolt figura na segunda posição. A convocação dele deixa de fora Jevaughn Minzie, que terminou em terceiro lugar nos 100 metros da seletiva jamaicana e só vai correr o revezamento. Elaine Thompson, que também apresentou atestado médico depois de não participar da seletiva nos 200m, também foi convocada.

› FONTE: band