Projetos de Saúde Básica de Rio das Ostras ganham visibilidade nacional

Publicado em 03/02/2014 Editoria: Saúde
Maurício Rocha

Maurício Rocha

Município teve oito projetos selecionados para a IV Mostra de Experiências em Atenção Básica, a mais importante do País

 

Um dos principais desafios da Gestão Municipal de Rio das Ostras foi resgatar os investimentos na Saúde Básica e na Estratégia de Saúde da Família. O trabalho resultou em novas ações dos Programas de Saúde e foi reconhecido nacionalmente: oito projetos de Saúde Básica do Município foram escolhidos para serem apresentados na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, a mais importante do Brasil no tema. A Mostra acontece de 12 a 15 de março, em Brasília, e deve reunir cerca de 10 mil pessoas, entre profissionais, gestores e pessoas que utilizam os serviços de saúde pública.

“Nossos programas de saúde de Atenção Básica vêm desenvolvendo projetos que buscam aproximar as práticas de saúde às necessidades das pessoas que buscam os serviços. Receber um reconhecimento desse porte confirma que nossos esforços estão na direção certa e deixa a equipe orgulhosa do trabalho realizado”, disse a diretora do Departamento de Programas de Saúde, Andrea Viana.

PROJETOS – Do Sudeste, foram 288 trabalhos selecionados entre todos os estados da região, o que valoriza ainda mais a expressiva participação de Rio das Ostras na Mostra. Do Município, foram escolhidos os projetos de inserção da prática da Shantala (massagem para bebês), ensinada às gestantes que realizam o Pré-natal na rede de Saúde; a hidroterapia para gestantes e o projeto Educar pela Paz, de prevenção ao uso de drogas nas escolas.

Também serão apresentados o Projeto Saúde do Pescador, o Modelo de implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente, os Workshops sobre Hepatites Virais oferecidos aos profissionais de salão de beleza, a Prevenção à Doença de Alzheimer e a Coleta de Sangue da Gestante no Papel Filtro, durante o Pré-natal, para rápido diagnóstico de doenças.

MOSTRA - A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências dos trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Além da apresentação e debates dos projetos, o evento inclui mesas-redondas, atividades culturais e diferentes formas de interação. A organização da Mostra é coordenada pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)