Casimiro tem vagas abertas para estudantes que querem aliar teoria à pratica

Publicado em 24/01/2014 Editoria: Empregos
» Interessados devem ficar atentos aos prazos do projeto de bolsas concedido pela prefeitura
 
“É por meio desse primeiro contato com a nossa área de formação que podemos ver o que realmente queremos para o nosso futuro”. Essa é a visão que a jovem Jéssica Batista tem da sua atuação no projeto de Bolsa-estágio oferecido pela Prefeitura de Casimiro de Abreu. Ela que está no
quinto período de Pedagogia e atuou durante o ano de 2013 na creche Nossa Senhora da Saúde, no processo de educação das crianças com idade entre dois e três anos.
 
Neste ano serão oferecidas 200 oportunidades, 120 delas devem ser preenchidas por jovens que entrarão no projeto pela primeira vez. Os formulários de inscrição, tanto para o cadastro de novos bolsistas, quanto para o recadastramento, estão disponíveis desde a segunda-feira, dia 20, até a sexta-feira, dia 31.
 
De acordo com a secretária de Trabalho e Renda, Alessandra Teófilo, no Bolsa- estágio, os alunos atuam em suas áreas de formação, o que contribui para aliar a teoria das salas de aula a prática. Os estudantes do ensino Médio, do Bolsa-auxílio, são direcionados para atividades como recepção e entregas de processos. “Esperamos uma média de 350 a 400 inscrições. Como em todos os anos, alguns deles não se encaixam no perfil dos atendidos, os demais que não forem chamados ficam em uma fila de espera e são absorvidos conforme a necessidade durante o ano”.
 
A carga horária de quem entra no projeto é de 20 horas semanais. A remuneração dos estudantes de Nível Superior é de um salário- -mínimo. Já os demais, se possuírem até 18 anos, recebem 50%, e os maiores de idade, 60% do salário-mínimo.
 
Segundo a estudante Jéssica Batista, nas quatro horas que fica no projeto é acompanhada por uma educadora que a orienta e retira as dúvidas. “Comecei a aprender muitos assuntos relacionados à minha área dentro do projeto. Avalio que esta oportunidade é algo útil na vida de quem se prepara para um mercado de trabalho competitivo”.
 
INSCRIÇÃO
Para ter acesso à ficha de inscrição, os interessados podem acessar o site casimirodeabreu.rj.gov.br ou retirar o documento na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, em Casimiro de Abreu, ou na Biblioteca Carlos Drumond de Andrade, em Barra de São João.
Os estudantes que já participam de algum dos projetos, devem entregar os formulários preenchidos na Biblioteca em Barra de São João, nos dias 10 e 11 de fevereiro, ou de 12 a 14, na sede da Secretaria, em Casimiro de Abreu, juntamente com os documentos listados na ficha. Já aqueles que irão concorrer a uma vaga pela primeira vez, devem apresentar a ficha entre os dias 10 e 12 de março, na Secretaria de Trabalho e Renda, ou nos dias 13 ou 14, na Biblioteca.
 
QUEM PODE PARTICIPAR
Tem direito de participar da iniciativa os estudantes dos ensinos Médio e Superior ou de cursos técnicos, que moram há mais de dois anos em Casimiro de Abreu, estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino e que a renda familiar não seja superior à quatro salários mínimos no caso do Bolsa-auxílio e de seis salários mínimos para o Bolsa-estágio.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)