Macaé News
Cotação
RSS

Centro de Educação Ambiental será inaugurado em Rio das Ostras

Publicado em 05/12/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Espaço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, para visitação gratuita

Espaço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, para visitação gratuita

A população local e os visitantes terão a possibi­lidade de saber a partir de agora, mais sobre o ecossis­tema predominante da Mata Atlântica na região. A casa que abriga o projeto fica na Avenida Linda, no bairro Nova Esperança, tem data marcada para sua inaugu­ração - segunda-feira, dia 8, às 10h. Com isso, Rio das Ostras será reconhecida por suas políticas de preservação ambiental, como forma de manter suas bacias hidrográ­ficas, restinga, fauna e flora, reforçando as ações de edu­cação ambiental através do Cedro - Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras.

A iniciativa da secretaria do Ambiente, Sustentabili­dade, Agricultura e Pesca do Município é voltada para o desenvolvimento da educa­ção ambiental, envolvendo comunidade, estudantes, instituições filantrópicas e ONGs, que atuam com proje­tos ambientais, tendo como princípio o que determina a Política Nacional de Educa­ção Ambiental, conforme a Lei 9795/99. Mais dois cen­tros estão em fase de con­clusão, sendo um em fren­te à sede da prefeitura, na Área de Proteção Ambienta (APA) da Lagoa de Iriry, e outro no Parque Municipal, em Mar do Norte.

Segundo o secretário do Ambiente de Rio das Ostras, Nivaldo Talon, o Cedro tem como proposta promover, ainda mais, a aproximação entre o homem e a nature­za, além de desenvolver nos moradores e visitantes o sen­timento de preservação tão necessário nos dias atuais. “Nossos principais temas serão a sustentabilidade e os impactos ambientais no nosso município. Além dis­so, também abordaremos questões ligadas à destina­ção adequada de resíduos só­lidos e cidadania”, destacou.

De acordo com a bióloga e coordenadora do Cedro, Nathália Ferreira, o espaço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, para visitação gratuita. “Va­mos sensibilizar a popula­ção sobre a necessidade de preservar nossos rios e ma­nanciais, principalmente, no momento em que a escassez de água tem sido abordada pela mídia”, afirmou.

Em breve um telefone será disponibilizado para agendamento de grupos. O e-mail eariodasostras@ gmail.com já está disponí­vel para contato e outras informações. O Centro de Educação Ambiental recebe o nome de Leandro Sarze­das, uma homenagem ao professor que chegou a ser nomeado secretário do Am­biente, mas faleceu no início de 2013. Sarzedas deixou marcas positivas em Rio das Ostras, principalmente nas questões ligadas ao meio ambiente.

“Acreditamos ser uma homenagem justa, uma vez que Leandro Sarzedas teve efetiva participação na ela­boração de projetos com pre­ocupação ambiental. Hoje, muita coisa do que fazemos vem da orientação dele”, destacou o secretário Nival­do Talon.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário