Macaé News
Cotação
RSS

Casimiro de Abreu promove a 1ª Conferência Regional do Agrotóxico neste final de semana

Publicado em 04/12/2014 Editoria: Geral 1 comentário Comente! Imprimir


Uso consciente do agrotóxico e métodos alternativos de produção agrícola serão debatidos durante a programação do evento

No próximo sábado, dia 6, Casimiro de Abreu sediará a 1ª Conferência Regional do Agrotóxico. Com o tema "Impactos dos Agrotóxicos na Saúde, no Campo e na Cidade", o encontro visa promover o debate sobre o uso consciente do agrotóxico. A conferência acontecerá a partir das 7 horas, no CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim e contará com a presença de produtores rurais e a participação de representantes de respeitáveis instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca. A realização é da Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura e Pesca.

"É uma grande satisfação para Casimiro de Abreu sediar esta conferência. Através dela, será possível avançar com os trabalhos preventivos, que vêm sendo realizados no campo e que mostram a preocupação do município com o trabalhador rural e com consumidor, já que o uso indiscriminado do produto químico pode provocar diversos malefícios à saúde de ambos. O objetivo é discutir alternativas para a produção agrícola, não só para a nossa cidade, mas também para todas as outras da região", destaca o prefeito Antônio Marcos.

Dentro desta temática, análises e rastreabilidades de produtos agrícolas, noções de agroecologia, comercialização, e impactos a saúde e meio ambiente são alguns dos assuntos que fazem parte da programação. A experiência de municípios que aderiram à agroecologia também estará na pauta de discussões. Ao final do encontro, serão apresentadas propostas de produção agrícola sustentável. 

"A saúde é o bem maior que possuímos e, por isto, queremos preservar a de todos. Isto está sendo feito através das constantes recomendações aos produtores rurais, que são orientados a utilizar os equipamentos de proteção e o defensivo químico. Com isto, evitamos a contaminação destes trabalhadores e também a dos consumidores, já que o produto é prejudicial tanto para quem maneja, como para quem consome", afirma o secretário de Saúde, Edson Mangefesti.

Em Casimiro de Abreu, o Programa Saúde do Trabalhador, com o auxílio de profissionais das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca, formou um grupo técnico de prevenção à saúde do trabalhador rural. Por meio de levantamentos e visitas periódicas realizadas nas comunidades agrícolas, o grupo orienta os agricultores sobre o uso do agrotóxico, a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o melhor horário para trabalhar na lavoura.

PREOCUPAÇÃO COM HOMEM DO CAMPO - Os investimentos realizados para o pequeno produtor têm feito toda a diferença na disseminação das boas práticas de cultivo no município. Desde 2009, foram adquiridos diversos equipamentos, como tratores, batedeira de grãos, retroescavadeiras, entre outros que beneficiam diretamente o trabalho do produtor. Outros ganhos importantes foram: a manutenção das estradas vicinais, a limpeza de valas, o preparo do solo para o plantio e o auxílio até a colheita de algumas culturas como o feijão.

Foi ainda implantado, em parceria com o Sebrae, o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que estimula a produção da agricultura orgânica, por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos.

Esta sendo também desenvolvido, o projeto de implementação do Agroturismo Ecológico, com base na experiência de sucesso da acolhida na colônia, que trouxe para o município uma alternativa de renda para as propriedades rurais por meio do turismo.

RECONHECIMENTO - Toda esta política de ações no campo foi reconhecida pelo Sebrae por meio do Prêmio Prefeito Empreendedor. Neste ano, o prefeito Antônio Marcos foi vencedor da categoria “Desenvolvimento Rural Sustentável” na temática "Pequenos Negócios no Campo". Além disso, ficou em terceiro lugar no Estado na categoria geral da premiação.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


1 comentário

Deixe o seu comentário