Macaé News
Cotação
RSS

Programa Saúde na Escola entrega cartão SUS para alunos do Joffre Frossard

Publicado em 03/12/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Começou nesta terça-feira(2)  a entrega do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 350 alunos do Colégio Municipal Joffre Frossard (Centro). A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem parceria da Secretaria de Saúde. As atividades do programa têm a finalidade de reforçar a prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes. O cartão foi criado pelo governo federal para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A impressão e a distribuição do cartão SUS, pelo Programa Saúde na Escola, vão atender somente as 25 unidades municipais, contempladas pelo PSE. A ação visa contribuir juntos aos alunos, pais e responsáveis diante da facilitação do acesso aos serviços de saúde. Vitória Luiz Félix, de sete anos e Natália Luiz Félix, de 11 anos, acompanhadas pela mãe, Cristiane Barbosa Félix, alunas do 1º e 5º ano de escolaridade fazem parte da lista de alunos que ganharam o cartão. “Ainda bem que minhas filhas estudam em uma escola que conta com as atividades do Programa Saúde na Escola. Sei que este cartão vai nos ajudar, quando precisarmos de algum atendimento médico”, disse.

Outra aluna, também contemplada com o cartão SUS, foi Natália Bianca Barros, de nove anos. Estudante do 3º ano, ela fez questão de guardar com cuidado o cartão junto com a mãe Vânia Cristina dos Santos. “Sei que este cartão é importante”, contou. De acordo com a diretora da unidade, Norma Maldonado, a intenção é entregar até, nesta quarta-feira (3), todos os cartões aos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

A entrega do cartão SUS contou com o trabalho da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE). Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola,  Cláudia Regina Ribeiro Campos, a entrega é a prova da parceria das secretarias de Educação e de Saúde. “A intenção da equipe é colaborar para que alunos, pais e responsáveis não encontrem dificuldades diante do acesso aos serviços de saúde”, ressaltou.  A previsão é que outras escolas atendidas pelo PSE recebam o cartão SUS. São elas: Colégio Municipal Balneário Lagomar, Engenho da Praia, Wanderley Quintino, além das escolas municipais de Educação Infantil Christos Jean Kousoulas, Professora Magdala Agostinho Cipriani.

O cartão SUS tem impresso o número nacional de identificação único, podendo  a criança ou jovem serem atendidos em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados. O uso do cartão facilita a marcação de consultas, exames e acesso a medicamentos gratuitos.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a proposta do PSE é contribuir para formação integral dos estudantes com vistas ao pleno desenvolvimento dos estudantes. O PSE atende 25 unidades municipais, onde estudam mais de 10 mil estudantes e conta com ação conjunta das seguintes equipes: Estratégia Saúde Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Subsecretaria de Odontologia, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Subsecretaria da Infância e Juventude, além de equipes da Saúde na Escola e Nutrição.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário