Macaé News
Cotação
RSS

Aplicação da Avaliação Nacional de Alfabetização termina nesta quinta-feira

Publicado em 27/11/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Termina nesta quinta-feira (27) a aplicação da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Um total de 2.394 alunos participam da prova direcionada aos estudantes do 3º ano de escolaridade. Trinta e nove escolas do ensino municipal estão na lista da avaliação que aconteceu em dias específicos nas escolas municipais. Nesta quarta-feira (26) foram avaliadas sete unidades que receberam aplicadores externos responsáveis pela transcrição das respostas dos alunos para os cartões-resposta.

Entre elas a unidade municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar. Cerca de 100 alunos da escola participaram da prova, que abrangeu questões de Língua Portuguesa. Nesta quinta-feira, acontece a prova de Matemática. De acordo com a diretora da unidade, Andrea Pereira Carvalho, esta é mais uma oportunidade de avaliar o ensino dos estudantes para aprimorar a prática pedagógica.

Os alunos Adrian Antonio e Mariana Borges, ambos com sete anos, gostaram da prova de Português. “Amo estudar. Gostei muito da avaliação”, disseram. A prova é o primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças que completarem os três primeiros anos de escolaridade. A aplicação da avaliação também faz parte do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta avaliação serve de parâmetro para investirmos no reforço da qualidade de ensino. “Diante dos resultados, poderemos utilizar novas intervenções pedagógicas”, observou. Os resultados preliminares de 2014 poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2015. Os resultados finais da prova serão divulgados até agosto do ano que vem.

A aplicação Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) termina nas escolas municipais Interagir, Professora Letícia Peçanha de Aguiar, Almir Francisco Lapa, Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Jacyra Tavares Duval, Coquinho e Dolores Garcia.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário