Macaé News
Cotação
RSS

Provas do Saerj 2014 começam a ser aplicadas nesta terça-feira

Publicado em 24/11/2014 Editoria: Educação sem comentários Comente! Imprimir


Os alunos da rede estadual de ensino realizarão, de 25 a 27 deste mês, as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2014. O objetivo do exame é acompanhar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

No dia 25/11, a avaliação será aplicada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. No dia 26/11, participarão os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, módulo IV do Projeto Autonomia (Ensino Fundamental anos finais) e fase IX da EJA (Ensino Fundamental). Já no dia 27/11 será a vez daqueles que estão concluindo o Ensino Médio: 3ª série do Ensino Médio Regular, módulo IV da EJA (Ensino Médio), 3ª série do Curso Normal, 3ª série do Ensino Médio Inovador, módulo IV do Projeto Autonomia (Ensino Médio) e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio Integrado.

O Saerj analisa as habilidades que os alunos desenvolveram a partir dos conhecimentos adquiridos em todo o período escolar. As provas de Língua Portuguesa possuem foco em leitura, e as de Matemática buscam testar os estudantes na resolução de problemas.

Com o resultado da avaliação, previsto para ser divulgado em março de 2015, será possível identificar as deficiências no processo de ensino-aprendizagem e, posteriormente, ajustar as ações pedagógicas à realidade dos alunos. Analisados em larga escala, os dados apresentam informações que servem de subsídio para o planejamento de políticas públicas para todo o sistema de ensino.

O Saerj leva em consideração o número de alunos que participaram do teste, a proficiência média alcançada pela escola e o percentual de estudantes distribuídos pelos níveis da escala de proficiência (baixo, intermediário, adequado e avançado).

Participação dos municípios

Este ano, um grupo de 74, dos 92 municípios fluminenses, decidiu aderir à avaliação. Nesse caso, as provas serão aplicadas nos dias 26/11 (5º ano do Ensino Fundamental) e 27/11 (9º ano do Ensino Fundamental).

De acordo com a Resolução Seeduc nº 4.877/2013 (que normatiza a adesão), o Governo do Estado custeia e acompanha todas as etapas da avaliação. A Seeduc elabora, fornece e corrige as provas, define o calendário e os procedimentos de logística de aplicação dos testes, orienta a rede municipal de ensino para análise e utilização dos resultados do Saerj na formulação de políticas públicas de educação, além de fornecer os resultados obtidos por cada unidade escolar da rede municipal, por meio digital.

Em 2015, os demais municípios que desejarem aderir ao Sistema de Avaliação da Educação Básica terão que entrar em contato com a Superintendência de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc.

Premiação

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no início deste mês, a Resolução Seeduc nº 5152, que institui a premiação de alunos da rede estadual que participarem das provas do Saerj 2014. De acordo com a publicação, os dez mil estudantes que obtiverem o melhor desempenho receberão tablets. A relação dos contemplados será disponibilizada no site da Seeduc.

Para conquistar o prêmio, o aluno terá que apresentar frequência anual mínima de 75%, ser aprovado na série/ano de escolaridade no ano letivo da aplicação da prova, além de ter participado de dois terços das avaliações bimestrais (Saerjinho). O estudante matriculado em mais de uma unidade escolar e/ou modalidade de ensino concorrerá somente por aquela em que obtiver maior pontuação.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário