Macaé News
Cotação
RSS

Servidores de Casimiro de Abreu participam de curso oferecido pelo Ministério das Cidades

Publicado em 15/11/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Treinamento viabilizará o mapeamento básico das áreas protegidas do município

O município de Casimiro de Abreu foi contemplado com duas inscrições gratuitas para servidores da Prefeitura participarem do curso SIGCidades, oferecido pelo Ministério das Cidades, dentro do Programa Nacional de Capacitação das Cidades. A capacitação à nível de Extensão Universitária do MEC acontece no período de 10 a 14 de novembro.

O treinamento destes servidores no Sistema de Informações Geográficas - SIG torna possível o mapeamento básico das áreas protegidas do município. Participam do curso o subsecretário municipal de Fazenda, Indústria e Comércio, Cleber Ferreira, e o assessor de Gestão de Convênios da Secretaria Municipal de Planejamento e engenheiro agrônomo, Márcio Piratelo. "O SIG pode nos ajudar a alavancar o município para o futuro sob o ponto de vista do domínio das informações registradas e atualizadas", disse Cleber Ferreira.

O SIG, um software livre, pode ser aplicado ao levantamento do chamado cadastro multifinalitário, a partir do qual se extraem tantas informações quantas forem levantadas, exemplos: IPTU, atendimento médico por especialidade e unidade de saúde, focos de contaminação de dengue, índice de desnutrição por bairro/distrito/região, produção agrícola por localidade, entre outros.

As aulas acontecem na UFF, no Campus da Praia Vermelha, em Niterói, no Instituto de Geociências (Departamento de Análise Geoambiental).

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário