Macaé News
Cotação
RSS

Grupo da Mobilidade realiza sobrevoo para mapeamento da cidade

Publicado em 14/11/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Um grupo formado por membros da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ) fará um sobrevoo sobre a cidade nesta sexta-feira (14). Este trabalho, que será realizado em parceria com a Petrobras, tem por objetivo a realização do mapeamento do município, por meio de registro fotográfico. Assim, as ações para Macaé serão planejadas com informações mais precisas, de acordo com o cenário atual do município.

Para este mapeamento, a previsão é de que o grupo sobrevoe diversas áreas para o registro, desde a zona norte até a zona sul do município, incluindo a região central, e pontos na área periférica da cidade que vêm apresentando ocupação crescente, como o Lagomar, a Nova Esperança, o Imburo e o Vale Encantado. A região serrana também está incluída no planejamento, com registro de locais como os distritos do Frade, Glicério e Tapera.

Para Secretaria de Mobilidade Urbana, que levará para este trabalho um grupo que inclui membros das subsecretarias de Engenharia e de Trânsito, o trabalho é fundamental na colaboração para a formulação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana:

- Este é mais um passo que damos em direção ao planejamento de mobilidade urbana para o município, que se junta a outras ações que estamos realizando, como a contagem de tráfego e os levantamentos estatísticos. Assim, teremos o embasamento necessário no Plano Municipal para a criação de projetos viáveis que possam se perpetuar pelos próximos anos – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Plano Municipal - O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é o documento onde estarão englobados todos os estudos e levantamentos técnicos possíveis na área da mobilidade urbana, para apontar projetos viáveis e funcionais para implantação a curto, médio e longo prazos em Macaé. A elaboração deste plano conta com a colaboração da Coppetec/UFRJ.

Entre as possibilidades a serem consideradas neste novo plano estão grandes desafios para Macaé, como modais de transporte público viáveis e funcionais, medidas para o incentivo ao uso racional dos carros, construção de corredores viários para diminuição dos “gargalos”, criação de espaços para ciclistas e pedestres, entre outras.

Após a conclusão de todas as etapas, a previsão é que o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana seja concluído até abril de 2015.

 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário