Macaé News
Cotação
RSS

Itaboraí terá escola de oleiros

Publicado em 13/11/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Dedicada a oferecer condições adequadas de iniciação e especialização ao trabalho de cerâmica e escultura, a escola de oleiros vai virar realidade em Itaboraí. A Prefeitura, por meio de sua Fundação Cultural, conseguiu viabilizar a aprovação de R$ 180 mil, verba que será liberada pelo Governo Federal e será utilizada na implementação do projeto. A ação inclui uma parceria com o Governo do Estado, que fornecerá apoio técnico. O imóvel onde será construído o empreendimento será disponibilizado pela Associação de Oleiros de Itaboraí. O anúncio é feito em meio à celebração do Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta quarta-feira (05/11).

“Está dentro do nosso plano de governo o apoio ao artista local. É nossa missão ajudá-lo a captar recursos de todas as fontes possíveis. Sentimos que os oleiros precisam de auxílio, e disponibilizamos toda a orientação técnica e jurídica para que eles pudessem conquistar essa vitória”, comemora Cláudio Rogério Dutra, presidente da Fundação Cultural de Itaboraí.

A Prefeitura de Itaboraí agora vai se reunir com as autoridades estaduais e federais, e também com os profissionais que já atuam no setor, para agilizar a entrega da documentação necessária e definir o local mais indicado para a instalação da escola, que deve começar a ser erguida a partira de 2015. Também será elaborado um plano de trabalho para os próximos três anos.

“Nosso objetivo é resgatar a história do município, que tem em sua bandeira a cor laranja, referência aos 400 anos de tradição da arte oleira na cidade”, completou Dutra.
O incentivo aos oleiros também está presente na revitalização da principal via de Itaboraí, a Avenida 22 de Maio, cujas obras já começaram. O projeto prevê a construção de uma praça e uma passarela onde serão instaladas oficinas para produção da arte oleira e lojas que comercializarão os produtos.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário