Macaé News
Cotação
RSS

Projeto Macaé Rio Sustentável

Publicado em 10/11/2014 Editoria: Meio Ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Alunos visitam Pontal nesta quinta
O projeto “Macaé Rio Sustentável” continua nesta semana suas atividades de educação ambiental.  Depois de participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no mês de outubro, o projeto levará na próxima quinta-feira, dia 13, alunos de diversas escolas da rede municipal a uma visita guiada ao pontal da barra do rio Macaé após palestra com informações relevantes sobre sua bacia hidrográfica, levantadas através de estudo realizado pelo projeto em etapa anterior.

No início da semana está previsto um esforço conjunto da Prefeitura capitaneado pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selimp) e pela Secretaria de Ambiente (Sema), para a realização de uma limpeza mais minuciosa nas trilhas e vegetação do Pontal, considerado como Área de Preservação Permanente (PP) e um dos principais cartões postais da cidade.

No dia 13 – quinta-feira – além de conhecer as características ambientais do Pontal e sua importância, os alunos realizarão plantios simbólicos de vegetação de restinga, orientados por técnicos da Sema.
O projeto, que prevê o reflorestamento do Pontal e a produção de um atlas geográfico sobre a bacia do rio Macaé,  além da capacitação dos professores da rede municipal para uso do atlas em sala de aula, é patrocinado pela Petrobras, realizado pelo Instituto de Planejamento Urbano e Ambiental (IPGA) e apoiado pela Prefeitura através das secretarias de Ambiente e Educação, além da Agenda 21 Macaé.
O coordenador técnico do projeto, João Bandeira de Freitas, informa que o projeto está em sua terceira etapa, sendo que nas etapas anteriores foram recuperados 17 ha de mata ciliar do rio Macaé através do plantio de  cerca de 50 mil mudas produzidas pelo próprio projeto, e elaborado um  minucioso diagnóstico da bacia do rio Macaé, da sua nascente à foz, e que subsidiará o conteúdo do Atlas que está sendo produzido.

Segue a programação:

13/11

Manhã
Escola Municipal Amil Tanos -> 4º e 5º ano (50 alunos)
·  8h às 9h - Apresentação do Projeto na Câmara dos Vereadores antiga
·  9h às 10h - Visita orientada ao Pontal da Barra
·  10h - Retorno

Tarde

CM Maria Isabel Damasceno Simão -> 6º ano (50 alunos)
·  15h às 16h - Apresentação do Projeto na Câmara dos Vereadores antiga
·  16h às 17h - Visita orientada ao Pontal da Barra
·  17h - Retorno

O estudo completo sobre o rio Macaé e mais informações sobre o projeto podem ser acessados através do site:www.macaeriosustentavel.com.br

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário