Macaé News
Cotação
RSS

Candidatos desrespeitam prazo para retirada de propaganda eleitoral

Publicado em 07/11/2014 Editoria: Eleições 2014 sem comentários Comente! Imprimir


Terminou na últi­ma quinta-feira, dia 6, o prazo da Justiça Eleitoral para a retirada de propa­gandas políticas das ruas No entanto, muitas dessas placas ainda são flagra­das em várias cidades da área de cobertura do jor­nal RJNEWS, como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Concei­ção de Macabu, Carapebus e até Quissamã.

Um mês após o término das eleições estadual, fede­ral, senado, governo do Es­tado e presidente, a impres­são que muitos moradores têm é que alguns candida­tos ainda buscam votos. A Lei Eleitoral determina que candidatos, partidos políti­cos e coligações devem re­tirar as propagandas até 30 dias depois das Eleições, segundo determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No entanto, a presença das mesmas estampando o rosto e o número dos can­didatos incomoda alguns moradores da cidade. Esse é o caso da dona de casa Roseane Bolzan, que pela internet, entrou em conta­to com a redação do jornal e disse que passa diaria­mente por uma avenida em Macaé e se incomoda com a placa que não deveria mais estar afixada na parede. “Eu acho ruim ver isso to­dos os dias aqui, já deviam ter retirado, afinal, é uma poluição visual”, disse.

Em um imóvel aban­donado, no bairro Village, em Rio das Ostras, várias propagandas de candidatos também podem ser vistas. Perto dali, a placa de outro candidato também perma­nece à mostra. O servente de pedreiro Mauro Teodo­ro vive ao lado do barra­cão e diz que vai retirar os cartazes. “Eu mesmo vou retirar, porque vieram aqui para tirar um e não leva­ram o restante, vou tirar porque fica ali e é ruim”, destaca.

Caso não retirem as placas, os candidatos po­dem ser impedidos de concorrer a novos cargos eletivos. O calendário elei­toral de 2014 estabelecido pelo TSE determina que “os partidos políticos e as coligações, devem remover as propagandas relativas às eleições dos candidatos que não participaram do segun­do turno, até dia 04 de no­vembro, com a restauração do bem, se for o caso (Re­solução nº 22.718/2008, art. 78 e Resolução nº 23.191/2009, art. 89)”.

Já para os candidatos que participaram do segun­do turno, a remoção das placas deve ser feita até o dia 25 de novembro (Reso­lução nº 22.622/2007). Os candidatos que não reti­rarem as placas dentro do prazo estabelecido rece­berão multa por desobe­diência, cuja penalidade será determinada pelo Mi­nistério Público Eleitoral, tanto para os eleitos quan­to para os que não conse­guiram se eleger (as fotos foram tiradas nos dias 05 e 06 de novembro).

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário

Digite as palavras abaixo: