Macaé News
Cotação
RSS

Abertura do Botinho reúne cerca de 2 mil pessoas em Rio das Ostras

Publicado em 21/01/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Prefeito Sabino destacou o papel do projeto para a construção da cidadania.

Prefeito Sabino destacou o papel do projeto para a construção da cidadania.

Crianças e Jovens ao Mar. Começou nesta segunda, 20, o Projeto Botinho 2014. Cerca de 2 mil pessoas compareceram à Praia do Bosque para acompanhar a cerimônia de lançamento do projeto, cuja proposta é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre o mar. O projeto é realizado pela Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. O evento contou com a participação do Prefeito, de secretários municipais, do comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Macaé, Ten. Cel. Jorge Vincenzi, entre outras autoridades.

O prefeito pediu o apoio dos participantes no sentido de contribuir com a limpeza das praias, orientando a população e os turistas a manter as praias limpas para todos. “O Botinho traz uma compreensão melhor do que é cidadania. É importante para a qualidade de vida dos nossos moradores e para a construção de uma sociedade mais igual”, destacou.

Durante quinze dias, os participantes poderão ter noções sobre as condições do mar, além de uma compreensão do meio ambiente, envolvendo os aspectos ecológicos de preservação. Durante os encontros, os alunos recebem instruções sobre técnicas e salvamento e terão a oportunidade de colocar a aprendizagem em prática durante as aulas.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, além de contribuir para a saúde dos participantes, o Projeto Botinho dá a oportunidade de que eles tenham conhecimentos que podem salvar vidas. “Ano passado, uma semana após o encerramento do Botinho, uma criança de 13 anos ajudou no salvamento de um banhista. Isso já vale todo o investimento que fizemos”, comemorou. Já o secretário de Segurança Pública, Paulo César Viana, agradeceu aos pais pela confiança depositada na equipe do projeto. “Faremos o melhor para ampliar o conhecimento e a disciplina de seus filhos”, disse.

O casal Nilton e Eliana Urbanetz e os filhos Heitor, de nove anos, e Arthur, de 7 anos, resolveram participar do Projeto Botinho em família. “Para mim é uma satisfação grande, ainda mais com o incentivo que temos da Prefeitura. Agradecemos a Deus por morar em Rio das Ostras. É uma oportunidade de ocupar a mente da gente e dessa garotada. Além disso, contribui para que eles cresçam”, observa o militar reformado.

Heitor e Arthur estão na modalidade golfinho e estão ansiosos para se divertir e esperam vivenciar aventuras no mar. As modalidades são divididas por faixa de idade: Golfinho, com crianças de 7 a 10 anos de idade, cujas atividades serão realizadas na Paria do Bosque; Moby Dick, com pré-adolescentes de 11 a 13 anos, na Praia do Centro; e tubarão, com adolescentes entre 14 e 17 anos, na Praia de Boca da Barra. Os adultos participam nas modalidades Lobo do Mar, para homens, e Sereia, para mulheres, na Praia do Centro.

Nesta edição, a novidade é a participação de pessoas com deficiência, a quem foram reservadas 80 das 800 vagas, como Luiz Cláudio Floriano, de 43 anos. “Achei ótimo, uma vez que permite que as pessoas saiam de casa e realizem atividades, que em outros lugares, seriam pagas. É uma oportunidade de ter mais qualidade de vida”, disse.

HOMENAGEM - O Prefeito Sabino fez uma homenagem ao professor de educação física Mauro Bastos, falecido no final do ano passado vítima de câncer. O professor Mauro foi um dos precursores no desenvolvimento de atividades físicas para grupos, especialmente as voltadas para a terceira idade, nas praias.

QUARTEL – O Comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Macaé, Ten. Cel. Jorge Vincenzi, confirmou a inauguração do destacamento dos Bombeiros em Rio das Ostras para o dia 10 de fevereiro. A unidade está sendo construída na Estrada da Califórnia, no Village.
 

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário