Macaé News
Cotação
RSS

Nova Friburgo lança Central de Cobrança de tributos municipais para reduzir inadimplência

Publicado em 01/11/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Gestão da Prefeitura de Nova Friburgo informou que já está em pleno funcionamento a Central de Cobrança, que fará contato direto com todos os contribuintes que estão atrasados no pagamento de tributos municipais – ISS e IPTU – entre outros. Essa atividade não existia de forma sistemática na Prefeitura pois, segundo o subsecretário de Finanças, Geraldo de Barros Ferreira, governos municipais anteriores nunca tiveram esse tipo de ação como rotina, o que permitiu ao contribuinte acumular débitos por vários anos sem receber qualquer comunicado.

A prefeitura esclarece que não pretende com esta ação unicamente punir quem está atrasado no pagamento de seus débitos, mas um dos objetivos indiretos do programa é desmitificar a cultura de que não pagar impostos municipais não acarreta problema para o inadimplente. E esse processo teve início no Mutirão da Dívida Ativa, realizado esse ano. Criado com o objetivo de ajudar a quitar os débitos de empresários e moradores de Nova Friburgo inscritos na Dívida Ativa municipal, o Mutirão de Renegociação da Dívida Ativa encerrou-se no dia 5 de agosto.

A Central de Cobrança funciona na Prefeitura, com uma equipe de quatro funcionários e dois estagiários. A forma de contato com os contribuintes devedores será por meio de cartas, telefonemas e campanhas publicitárias, inicialmente. “Esse mês já foram enviadas 500 cartas”, afirmou Geraldo de Barros Ferreira.

Esse trabalho também contará com a participação de fiscais de tributos, que farão contato pessoal com os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas). A equipe de fiscalização será constituída por doze servidores públicos, que serão selecionados através do concurso público municipal.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário