Macaé News
Cotação
RSS

Produtores devem vacinar rebanho contra a Febre Aftosa

Publicado em 31/10/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


Devem ser imunizados bovinos com até 24 meses de idade

Devem ser imunizados bovinos com até 24 meses de idade

Devem ser imunizados bovinos com até 24 meses de idade

A partir de sábado, dia primeiro de Novembro, os pecuaristas da região Costa do Sol e Baixada Litorânea têm um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos bovinos. A data marca o início da se­gunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30, deverão ser imu­nizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. O estado do Rio de Janeiro é consi­derado área livre de aftosa com vacinação, há 17 anos sem o registro da doença em seu plantel.

De acordo com o superintendente de Defesa Agro­pecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, o fato do calendário de vacinação prever nesta etapa a imunização parcial do rebanho favorece o manejo dos animais nas propriedades que tiveram suas pastagens comprometidas pela estiagem prolongada. “A estimativa é que sejam vacinados mais de 900 mil animais, que se encontrem nesta faixa etá­ria, do total de 2,2 milhões de cabeças do rebanho esta­dual”, disse ele.

Ele ressalta que, apesar de parcial, após a imuniza­ção dos animais continua sendo obrigatória a apresen­tação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Esta­do. No documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa de No­vembro quanto os dispensados.

Essa comprovação é sempre exigida para a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) nos deslocamen­tos de bovídeos, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário