Macaé News
Cotação
RSS

Duas Barras recebe Tomógrafo Móvel

Publicado em 29/10/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Otimizar o acesso na realização de exames de imagem é a proposta do serviço itinerante da Secretaria de Saúde. A unidade móvel de Tomografia Computadorizada estará entre os dias 28/10 e 08/11, na Praça Governador Portela, em Duas Barras, atendendo também os moradores de outros dez municípios: Cantagalo, Carmo, Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Trajano de Morais, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto.

Com mais de 103 mil tomografias realizadas, nas duas unidades que transitam pelo interior do estado, o serviço funciona de 8h às 19h durante a semana, e aos sábado e feriados de 7h30 às 15h. Os exames são pré-agendados pelas secretarias municipais de saúde, que enviam a SES a planilha das demandas, e ficam responsáveis por informarem aos pacientes a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento.

O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside.

Mais de 152 mil exames

O serviço itinerante de unidades móveis de imagem foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde para atender aos moradores de cidades em que não há esses tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Ao todo, já realizou mais de 152 mil exames.

O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 77.144 pacientes e realizaram 103.941 exames. A SES também disponibiliza o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 14 mil atendimentos realizados, e o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já realizou quase 33 mil exames.

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário