Macaé News
Cotação
RSS

Casimiro de Abreu avança na política de valorização do servidor

Publicado em 27/10/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


m dos grandes benefícios foi a lei que garante a revisão geral anual do salário do funcionalismo público

m dos grandes benefícios foi a lei que garante a revisão geral anual do salário do funcionalismo público

No próximo dia 28 de outubro, é celebrado o dia do Funcionalismo Público e os 2.475 servidores de Casimiro de Abreu, entre comissionados e efetivos, já têm o que comemorar. Este ano, uma das grandes conquistas foi a fixação da data-base, que garante a revisão do salário do servidor sempre em janeiro. Entretanto, desde 2009, a atual gestão tem implantando uma política de valorização dos funcionários, que concedeu, neste período, um reajuste de aproximadamente 84% acima da inflação.

Os funcionários também receberam o benefício do plano de saúde gratuito. Tanto os reajustes salariais, quanto o auxílio saúde contemplaram os servidores aposentados do Instituto de Previdência de Casimiro de Abreu (IPREV). Além disso, são investidos por ano, cerca de meio milhão de reais, na compra das cestas de natal. Outros R$ 5 milhões foram empregados em abonos salariais para todos os servidores, movimentando a economia local. Os guardas municipais também conquistaram melhorias salariais. A Prefeitura concedeu 30% de adicional de periculosidade sobre o salário base desses agentes.

Outra valorização do trabalhador está na escolha na ocupação de cargos de confiança. Das 25 pastas, 15 são ocupadas por servidores efetivos, seja no cargo de secretário ou subsecretário. A mais recente nomeação foi da subprocuradora geral,  Rozilande Fonseca. Auxiliar administrativo, graduada em Direito, é funcionária pública há cinco anos. "Comecei na Prefeitura como estagiária, em 2005. Passei à comissionada e, em 2009, entrei pelo concurso. Vejo minha nomeação como um reconhecimento, uma oportunidade ímpar", ressaltou.

Aos servidores efetivos são destinadas as funções gratificadas, que são cargos de chefias de Departamentos e outros setores das Secretarias. "É uma forma também de valorizar o servidor concursado, pois, só a eles são destinados estas funções de trabalho", explicou o secretário de Administração, Ricardo Lopes.

CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO -  A política de valorização do servidor municipal vem contemplando, em especial, os professores e demais profissionais da educação. Desde 2009, os diretores de escolas receberam cerca de 140% de reajuste sobre o valor do cargo que ocupam, os professores orientadores passaram a receber 25% pela regência de turma e os supervisores de ensino 20%. Aos profissionais da Educação com especialização na área foram garantidos 10% de aumento sobre o salário-base.

O professor Reinaldo Pimentel se diz satisfeito e realizado com seu trabalho. Ele ressalta os benefícios oferecidos aos servidores além do salário, como por exemplo, o plano de saúde. "O município atualmente não deixa a desejar quanto aos professores. Além do salário, temos outros benefícios que facilitam e dão mais prazer no desenvolvimento do nosso trabalho", disse.

Outra conquista importante para os professores foi a redução da carga horária para 22 horas/semanais, sendo 15 para sala de aula e outras sete em atividades extra classe, conforme determina a lei nº 1.523/12.   

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário