Macaé News
Cotação
RSS

Horário de verão começa neste próximo domingo

Publicado em 17/10/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


O horário de verão começa à 0h do próximo domin­go, dia 19, quan­do os relógios devem ser adiantados uma hora em to­dos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai vi­gorar até 22 de fevereiro de 2015. O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h.

No último horário de verão, porém, que termi­nou em fevereiro deste ano, o forte calor e o uso do ar­-condicionado reduziram a economia. E para tentar amenizar essa onda quente que invade as cidades nesta época do ano, o ator Alexan­dre Ferram, 35 anos, quando está fora da dramaturgia tra­balhando, procura os locais mais arejados para passar o fim de semana. Segundo ele, a serra macaense é um dos roteiros preferidos.

E para driblar as altas temperaturas, o distrito de Glicério é o mais frequenta­do. “Aqui eu descanso, apro­veito a cachoeira e à noite ainda saio com os amigos e amigas em um ar fresco e agradável. Enquanto muita gente procura as cidades de praia como é o caso de Rio das Ostras, Macaé, Búzios e até mesmo Cabo Frio e Ar­raial do Cabo, eu gosto de ficar quietinho no pé da ser­ra”, conta.

O horário de verão pode trazer frente fria para o Es­tado, conforme adianta a meteorologista Cátia Braga. Segundo a profissional, a frente fria chegará entre os dias 19 e 20, trazendo queda de temperatura e possibili­dade de chuva. “A massa de ar fria entrará em contraste com o forte calor que esta­mos passando. Isso causará, no mínimo, uma queda de temperatura. Não foi confir­mada chuva, mas se houver instabilidade pode até cho­ver granizo”, adianta a mete­orologista.

Desde 2008, um decre­to presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era pu­blicado um decreto para de­finir o período da mudança. De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorre­rá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e ter­minará no terceiro domingo de fevereiro. Quando a data coincide com o domingo de Carnaval, como ocorrerá nesta edição, o final do ho­rário de verão é transferido para o próximo domingo.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário