Macaé News
Cotação
RSS

Píer do Centro e o da Boca da Barra em Rio das Ostras ganham revitalização

Publicado em 17/10/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


De acordo com o secretário de Obras, Wayner Fajardo, o Píer do Centro vai estar pronto até o Natal

De acordo com o secretário de Obras, Wayner Fajardo, o Píer do Centro vai estar pronto até o Natal

Nesse mês, a prefeitura de Rio das Ostras deu início às obras de reforma do Píer do Centro, que há mais de quatro anos se encontrava interditado para visitações. Considerado um marco na cidade e um de seus cartões postais, o píer vai receber 24 estacas de concreto pré­-moldadas que vão susten­tar os 52 metros da insta­lação que adentra o mar, além de um deck flutuante, apropriado para acompa­nhar a oscilação da maré, permitindo assim que os barcos ancorem com maior segurança.

De acordo com o secre­tário municipal de Obras, Wayner Fajardo, o projeto engloba métodos modernos que preza pela durabilida­de, uma vez que o material possui maior resistência à degradação da maresia, e evita totalmente o impacto ao meio ambiente, consi­derando que as peças utili­zadas no novo píer são pré­-fabricadas e dispensam o processo de concretagem. Nesse sentido, o secretário ainda afirma que a revitali­zação vai implementar uma iluminação econômica, com lâmpadas de Led, e conta com todas as devidas auto­rizações do Inea ,Instituto Estadual do Ambiente e da SPU, Secretaria do Patri­mônio da União.

Com um total de 30 ope­rários envolvidos e instalação dos pilares de sustentação adiantada, a previsão é de que o novo Píer do Centro seja en­tregue até o Natal, aprovei­tando o início do período de alta temporada em que o nú­mero de visitantes do municí­pio costuma aumentar.

“Vamos devolver à po­pulação esse ponto turístico completamente novo, ofe­recendo maior segurança para os moradores, turistas e pescadores que o frequen­tam, além de melhorar as condições das embarcações da cidade ou provenientes de outras localidades”, dis­se o secretário, acrescen­tando que após a conclusão do píer do Centro, a equipe dará início à obra do novo Píer da Boca da Barra, que terá 80 metros de compri­mento, com base em 36 estacas pré-moldadas.

Na opinião do morador Kristyan Olivença, de 17 anos, a reforma dos píeres, em especial o do Centro, trará não apenas o benefí­cio estético, como também maior segurança para as crianças e jovens, que são os maiores frequentado­res do local. “O antigo píer já estava danificado pelo tempo, com algumas ripas faltando e madeiras enco­bertas pelo limo e ostras. Essa revitalização com certeza vem em boa hora, principalmente porque já se aproxima o período de alta temporada em que a cidade começa a receber os turistas”, pondera.

Já dona Maria Sales, proprietária de um quios­que na Praia do Centro há mais de 30 anos, afirma que o píer se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do local, e, por­tanto a reforma é mais do que merecida. “Eu espe­ro que a população saiba preservar esse patrimônio público, que nos oferece uma visão tão maravilhosa da Baía Formosa, e o mais belo por do sol de Rio das Ostras”, acrescenta.

› FONTE: RJ News


sem comentários

Deixe o seu comentário