Macaé News
Cotação
RSS

Saúde promove palestras e rodas de conversa para terceira idade em Quissamã

Publicado em 15/10/2014 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Palestra para a Terceira Idade - Foto: Adilson dos Santos

Palestra para a Terceira Idade - Foto: Adilson dos Santos

A secretaria de Saúde de Quissamã está promovendo desde o último dia 02, uma série de palestras e rodas de conversa trabalhando o tema: “Alimentação e Câncer”, destinada aos idosos do município. A iniciativa é da Divisão de Prevenção e Promoção à Saúde (DPPS) e envolve os programas da área, com o objetivo de incentivar a alimentação saudável na terceira idade a fim de promover mais saúde e prevenir doenças nesse período da vida.

Todas as Unidades Saúde da Família (USF) serão atendidas, bem como o Programa de Assistência ao Idoso (PAI). As ações são direcionadas pela equipe da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) e da coordenação de Saúde do Idoso. Nesta terça-feira (14), foi a vez dos usuários da Unidades de Saúde da Família do bairro Mathias receberem as orientações.

Para a nutricionista da ATAN, Viviane Soares, o trabalho com os idosos é importante para conscientizá-los sobre como manter bons hábitos alimentares.

“Nosso intuito é orientar sobre a qualidade de vida que pode ser alcançada com uma alimentação saudável na terceira idade, com ênfase na prevenção e no tratamento do câncer, através de alimentos ricos em frutas, verduras e legumes, evitando produtos industrializados, frituras e excesso de carne vermelha. Também incentivamos o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando parte deles que geralmente são desprezadas como talos e cascas, mas que possuem baixo custo e alto valor nutritivo”, destacou a nutricionista.

A coordenadora de Saúde do Idoso, a enfermeira Eledinira Rodrigues ressaltou que essas ações impactam positivamente na redução de doenças na terceira idade. “A saúde do idoso está presente em todos os momentos da vida, nos quais se é capaz de pensar, sentir e assumir atos e decisões, e não somente quando se sente os sinais e sintomas de enfermidades. A conclusão é que saúde depende de muitas outras coisas como por exemplo, uma alimentação saudável, adequada e balanceada. É muito importante o idoso ter em sua rotina atividades físicas, lazer, convívio social, e com isso, reduzir os riscos de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, hipertensão, Alzheimer, Parkinson e disfunções cardíacas”, explicou.

O cronograma das palestras e rodas de conversas é o seguinte:
21/10 – terça-feira – 9h – USF Barra do Furado
22/10 – quarta-feira – 9h – USF Centro e 14h – USF Santa Catarina
24/10 – sexta-feira – 9h – USF Alto Grande
29/10 – quarta-feira – 9h – USF Carmo

› FONTE: ASCOM


sem comentários

Deixe o seu comentário