Macaé News
Cotação
RSS

Rio promove jogos e brincadeiras para usuários de crack no Jacarezinho

Publicado em 14/10/2014 Editoria: Geral sem comentários Comente! Imprimir


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) do Rio promove nesta terça-feira (14) o primeiro ‘Dia de Brincar&39;, ação comemorativa ao Dia das Crianças, voltada para a população em situação de rua que permanece em cenas de uso de drogas na região do Jacarezinho, Zona Norte da cidade.

O evento será realizado na quadra da Escola de Samba Jacarezinho, na Avenida Dom Hélder Câmara, s/n. Usuários do Proximidade - programa da SMDS que realiza um trabalho de vinculação e referência com a população em situação de rua dependente química - poderão jogar totó, ping pong e futebol, além de participarem de oficina de arte-terapia. A ação tem por objetivo estreitar vínculos entre as equipes do município e os usuários, afim de construir com cada um a possibilidade de ampliar as formas de cuidado em suas vidas.

Iniciativa pioneira no país, o Proximidade realiza um trabalho diário de aproximação gradativa, de escuta qualificada e da compreensão das demandas dos usuários de drogas. O objetivo do programa é a construção de vínculos, visando à busca do tratamento e a retomada das trajetórias produtiva e social. Em três meses de atuação no Jacarezinho (junho a setembro), o Proximidade realizou 833 atendimentos.

As equipes do programa são formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. Aos usuários que aderem ao programa são oferecidos: acolhimento na rede de proteção (abrigo) própria ou conveniada; retorno à terra natal; registro civil (retirada de RG, CPF e certidão de Nascimento); acesso à rede de saúde básica, emergencial e mental; reinserção familiar, comunitária e ao mercado de trabalho; acesso às políticas de transferências de renda (Bolsa Família, Cartão Família Carioca, Benefício de Prestação Continuada, entre outros); rodas de conversas e acompanhamento social de psicólogos, assistentes sociais e educadores.

MS

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário