Macaé News
Cotação
RSS

Cidadão pode usar aplicativo para notificar problemas no Rio de Janeiro

Publicado em 07/10/2014 Editoria: Tecnologia sem comentários Comente! Imprimir


A partir de ontem (6), moradores do Rio de Janeiro podem utilizar o aplicativo Olhos da Cidade, para smartphone, para cobrar da prefeitura problemas pontuais. Por meio do novo serviço, o cidadão indica a ocorrência, como chuva, vento forte, falta de energia, sinais de trânsito apagados, névoa, fogo, fumaça, alagamento, deslizamento de encosta e até mesmo protestos. A plataforma disponibiliza as notificações no mapa, com detalhes de endereço e horário, para todos os usuários, além de enviar os dados diretamente para o Centro de Operações do Rio (COR).

De acordo com o chefe-executivo do COR, Pedro Junqueira, quanto mais aplicativos e dados melhor a colaboração e interação. “Com GPS ligado e a internet funcionando, a pessoa consegue nos informar sobre chuva forte, quedas de poste ou árvore, protestos, alagamentos, blecautes e  paralisação de sinais de trânsito. A lista é limitada, mas é a melhor maneira da prefeitura conhecer o que o cidadão está vivendo naquele momento, naquele lugar. Não tem número de câmeras e sensores que substitua o sentimento do cidadão”, salientou.

Junqueira explicou que os objetivos são informações rápidas e atendimento ágil. Segundo ele, a proposta da prefeitura é atender, com a mesma rapidez do pedido, às demandas preventivas e emergenciais, além de informar usuários e imprensa.

“O Centro de Operações é um órgão integrador, com 30 agências diferentes. Nosso trabalho é resolver problemas, situações que tiram a cidade da normalidade. O Rio de Janeiro caminha para ser uma cidade inteligente e isso passa por ouvir as pessoas. A cidade funciona melhor quando existe troca entre quem resolve e quem está envolvido nos problemas”, disse.

Pelo aplicativo, o usuário também tem acesso a aproximadamente 30 câmeras integradas com imagens ao vivo. De acordo com Junqueira, o projeto pretende implantar alertas por georreferenciamento, por meio dos quais os usuários podem cadastrar locais de interesse, como endereço de casa ou do trabalho, e receber alertas daquela área. Também podem enviá-los para todos os usuários com GPS indicando que estão na região notificada.

O Rio é a primeira cidade do Brasil a utilizar a tecnologia, que foi testada durante a Copa do Mundo no sistema iOS. Por isso, a versão para iPhone já está em português
 

› FONTE: Agencia Brasil


sem comentários

Deixe o seu comentário