Macaé News
Cotação
RSS

TRE do Rio sorteia urnas eletrônicas para auditoria

Publicado em 05/10/2014 Editoria: Eleições 2014 sem comentários Comente! Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sorteou, ontem (4), as quatro urnas eletrônicas que serão submetidas à auditoria externa neste domingo (5), dia da eleição. Foram sorteadas as urnas em São Gonçalo, na região metropolitana;  em Mesquita, na Baixada Fluminense; em Olaria, na zona norte; em Nilópolis, também na Baixada Fluminense; e em Olaria, na zona norte da capital. As quatro urnas foram substituídas por urnas reservas trazidas para a sede do TRE, com escolta da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil. Conhecido como votação paralela, esse procedimento tem como objetivo comprovar que o resultado da urna eletrônica reflete fielmente os votos digitados pelos eleitores.

Todo o processo é filmado e acompanhado por uma empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como pela Procuradoria Regional Eleitoral, por representantes dos partidos políticos e da sociedade civil. Ao lado das urnas sorteadas, são colocadas quatro urnas de lona, onde representantes dos partidos depositaram, em cada uma, 500 cédulas de votação manual que eles preencheram. Em seguida, as urnas de lona foram lacradas.

Neste domingo, as urnas de lona serão abertas a partir das 8h, para que os votos manuais sejam digitados nas quatro urnas eletrônicas correspondentes. Às 17h, a votação paralela é encerrada e é feita a apuração das urnas de lona e a totalização das urnas eletrônicas. Os resultados obtidos serão comparados.

Desde às 9h de hoje (4), as 38 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do Rio de Janeiro estão sendo transportadas para os 92 municípios. Em todo o estado, há 27 polos de distribuição das urnas, nove deles na capital.

De acordo com o TRE, cada polo guarda, até a véspera do pleito, as urnas de um número pré-determinado de zonas eleitorais. O polo do bairro do Jardim Botânico, na zona sul do Rio, é um dos maiores do estado e concentra as urnas de 15 zonas eleitorais da capital. Ao todo, o estado tem 249 zonas eleitorais e 5.049 locais de votação. Segundo dados do TRE, estão aptas a votar 12.141.145 pessoas, número que representa 8,5% do eleitorado brasileiro.

› FONTE: Macaé News (www.macaenews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário